Refrigerante com vitaminas? Será?

Com o novo produto o consumidor paga mais por menos refrigerante

17/02/10 às 00:00 - Atualizado às 17:15
A Proteste Associação de Consumidores analisou a rotulagem da coca light plus lançada recentemente no mercado, e constatou que apesar de realmente ter vitaminas, o melhor para garantir a ingestão diária de vitaminas e minerais, é optar por alimentos nutricionalmente mais completos.
Com o novo produto o consumidor paga mais por menos refrigerante, em comparação com a versão light que foi substituída. Só não dá para caracterizar como maquiagem de produto em que se reduz a quantidade e cobra mais, porque a fórmula do refrigerante mudou.

A tradicional latinha de 350ml na light plus foi substituída por embalagem mais fina e alongada com 310ml. Ela custa cerca de R$ 1,59, enquanto as versões normal e zero da bebida saem por R$ 1,44 por lata de 350ml (preços de referência).
De acordo com o indicado na tabela de informações nutricionais, uma lata da Coca light plus supre 23% das necessidades diárias de magnésio, zinco e das vitaminas B3, B6 e B12. Para se denominar “fonte” de vitaminas e minerais, uma bebida deve ter no mínimo de 7,5% da IDR (Ingestão Diária Recomendada) de referência por cada 100ml.

Porém, apesar de a Coca Light Plus ser fonte de vitaminas, ela não deixa de ser um refrigerante. Sem açúcar, mas com edulcorantes que, em excesso, podem fazer mal ao organismo. A plus traz 3mg a menos de acessulfame de potássio (um adoçante artificial) que a versão anterior da Coca Light, para cada 100ml.
A Proteste recomenda outros alimentos nutricionalmente mais completos como fonte de vitaminas e minerais.

* Vitamina B3 (Niacina) – carnes vermelhas e brancas, peixes (linguado e atum), fígado, ovos, gérmen de trigo, leite, ervilha e batata.
* Vitamina B6 (Piridoxina) – Carnes vermelhas, fígado, peixe, ovos, leite de vaca. Gérmen de trigo, legumes, batata, banana e aveia.
* Vitamina B12 – Alimentos fontes de proteínas animais.
* Magnésio – Vegetais folhosos verde-escuros, legumes, feijão, maçã, cereais integrais, nozes, amendoim, castanha-do-pará e cacau.
* Zinco – carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, ovos, lentilha, cereais integrais e gérmen de trigo.

1 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Maria Luiza
A proteste é realmente ótima, sou nutricionista e apesar de achar ótima a idéia da Coca, pois desta forma ela consegue abranger um numero muito maior de consumidores, os edulcorantes, corantes e conservantes de uma certa forma "anulam" as vitaminas do refrigerante. Sem contar que o ácido fosfórico contido na bebida ajuda, junto com a cafeína, a eliminar pela urina, Calcio, magnésio e outras vitaminas... Então, a melhor opção, como a revista indica, é a utilização de fontes naturais destes nutrientes.
Blogs
Ver na versão Desktop