Os Municípios de Ocara e Iracema, no Ceará; Campo Belo, em Minas Gerais; Palmeira dos Índios, em Alagoas; e Santarém, na Paraíba; receberão apoio do Governo Federal para implantar Cozinhas Comunitárias. Eles foram selecionados no Edital Público nº 08/2010 disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os cinco Municípios juntos receberão R$ 2 milhões do ministério para a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações, e aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos. O objetivo é apoiar a implantação de Cozinha Comunitária em localidades que têm o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Os projetos foram selecionados conforme critérios de pontuação que levaram em conta a caracterização da realidade socioterritorial e a situação de insegurança alimentar das famílias, a capacidade de gestão e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e a qualificação da proposta.

Agora, os Municípios habilitados e selecionados deverão encaminhar mensagem eletrônica até o dia 19 de março para [email protected] com a indicação das equipes técnicas que serão responsáveis pela execução dos projetos, como nome, cargo, telefones e e-mail. Essas pessoas receberão instruções iniciais a respeito dos procedimentos necessários à contratação e serão convocadas a participarem de Mesa Técnica que ocorrerá no mês de abril em data ainda a ser confirmada.

Poderá haver uma segunda chamada para os Municípios que foram habilitados e não selecionados. Estes farão parte de um cadastro de reserva. O resultado do edital com a lista dos Municípios está disponibilizado no site do MDS: www.mds.gov.br/editais

As Cozinhas Comunitárias funcionam como atividade de oferta de refeições e apoio à captação e distribuição dos gêneros alimentícios oriundos do PAA. Também servem de espaço para a realização de atendimento social e nutricional, bem como para o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional e promoção da alimentação saudável junto aos funcionários e beneficiários.

Números

Desde 2003, foram apoiadas 646 unidades das quais 396 estão em funcionamento, onde são servidas 84,2 mil refeições diárias.