Quantas nuances podem caber em uma única cor? Com o desafio de mostrar essa multiplicidade ao público, um grupo de artistas de reconhecimento internacional se uniu em Curitiba para expor as diversas possibilidades de trabalho com uma cor única, mas com diversas linguagens e tons. A exposição Monocromia – uma cor, vários tons acontece de 05 de maio a 02 de junho no SESC Água Verde, em Curitiba.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Os quatro artistas plásticos trabalham com linguagens diferentes de arte, desde fotografias em preto-e-branco até obras em vidro, além de objetos em madeira, trabalhados com jogo de luzes e sombras, e desenhos feitos com bico de pena sobre papel. O resultado são obras que instigam o espectador e o convidam a participar, opinar e, sobretudo, se envolver.

O artista Felipe Sekula apresenta fotografias em PB e suas matizes. Segundo o fotógrafo, são obras nas quais o sentimento aflora, mostrando a expressividade das pessoas fotografadas em situações espontâneas.

Já Loire Nissen vem com sua contemporaneidade, utilizando a transparência do vidro, que, apesar de ser sólido, remete à leveza e ao brilho. As obras são formas soltas em frágil suspensão, no pêndulo do fio de aço.

Oswaldo F. Dias chega com seus tridimensionais elaborados em madeira composta, com cores sólidas. As peças trazem o impacto das formas puras, que oferecem um jogo de luz e sombra. Com idéias por vezes simples, possibilita ao espectador o movimentar-se sondando as entranhas da obra. Ele joga com o imaginativo, com o além da forma concreta.

A artista plástica Waltraud Sekula, por sua vez, apresenta o bico de pena sobre a superfície do papel, com a delicadeza da forma, da linha do desenho, do contraste do preto e do branco, dos lavados de nanquim. Em uma idealização poética da natureza e da realidade, leva o espectador a se sentir parte coadjuvante da monocrômica paisagem.

Serviço:
Exposição MONOCROMIA – uma cor, vários tons
SESC Água Verde, de 05 de maio a 02 de junho de 2010.