º

Artistas se unem para expor a multiplicidade da monocromia

Exposição em Curitiba mostra o trabalho de quatro artistas de diferentes estilos

05/05/10 às 00:00

Quantas nuances podem caber em uma única cor? Com o desafio de mostrar essa multiplicidade ao público, um grupo de artistas de reconhecimento internacional se uniu em Curitiba para expor as diversas possibilidades de trabalho com uma cor única, mas com diversas linguagens e tons. A exposição “MonocormiaA – uma cor, vários tons” acontece de hoje a 2 de junho no SESC Água Verde, em Curitiba.
Os quatro artistas plásticos trabalham com linguagens diferentes de arte, desde fotografias em preto-e-branco até obras em vidro, além de objetos em madeira, trabalhados com jogo de luzes e sombras, e desenhos feitos com bico de pena sobre papel. O resultado são obras que instigam o espectador e o convidam a participar, opinar e, sobretudo, se envolver.
O artista Felipe Sekula apresenta fotografias em PB e suas matizes. Segundo o fotógrafo, são obras nas quais o sentimento aflora, mostrando a expressividade das pessoas fotografadas em situações espontâneas.
  Já Loire Nissen vem com sua contemporaneidade, utilizando a transparência do vidro, que, apesar de ser sólido, remete à leveza e ao brilho. As obras são formas soltas em frágil suspensão, no pêndulo do fio de aço.
Oswaldo F. Dias chega com seus tridimensionais elaborados em madeira composta, com cores sólidas. As peças trazem o impacto das formas puras, que oferecem um jogo de luz e sombra.
Com idéias por vezes simples, possibilita ao espectador o movimentar-se sondando as entranhas da obra. Ele joga com o imaginativo, com o além da forma concreta.
A artista plástica Waltraud Sekula , por sua vez , apresenta o bico de pena sobre a superfície do papel, com a delicadeza da forma, da linha do desenho, do contraste do preto e do branco, dos lavados de nanquim. Em uma idealização poética da natureza e da realidade, leva o espectador a se sentir parte coadjuvante da monocrômica paisagem.

SERVIÇO
Exposição “MONOCROMIA – uma cor, vários tons”
SESC Água Verde, de 05 de maio a 02 de junho de 2010.


Conheça os artistas
- WALTRAUD SEKULA – artista plástica, desenho, bico de pena, aquarela, acrílico. Possui obras em acervos públicos e particulares de 23 países; realizou 21 exposições individuais e cerca de 380 coletivas. Ilustrou diversas publicações. Várias premiações e salas”Hors Concours”. Leciona desenho e aquarela. Ministra palestras, e workshops sobre aquarela. Júri de inúmeros espaços culturais e salões oficiais. Várias curadorias. Foi Presidente da APAP-PR, Fundadora, e Coordenadora do Fórum das Entidades Culturais – PR.    Autora e coordenadora de diversos projetos da área artístico-cultural. Participou da elaboração e adequação de diversas leis e programas de incentivo a cultura de Curitiba e do Paraná.


- FELIPE ALEXANDRE SEKULA – fotógrafo profissional. Aprecia em especial a dramaticidade das fotos em PB. Trabalhou e trabalha cobrindo eventos como formaturas, casamentos, festas, preferindo o estilo espontâneo. Trabalhando com as melhores empresas do ramo. Possui obras em diversos acervos particulares e órgãos públicos. Fotos suas foram editadas em livros, calendários, cartões e selos. Realizou vários cursos na área da natureza com Zig Koch, na Escola Porfólio, de foto -jornalismo, entre outros. Realizou 35 exposições de arte fotográfica, e de arte pesquisa. Participou de salões oficiais de arte. Fotografa paisagens, elementos vivos; dando preferência à arte-religiosa, e ao elemento humano.

- LOIRE NISSEN – Artista graduada pela escola de Música e Belas Artes do Paraná com especialização na arte vidreira na Alemanha, e mestre vidreira pelo Centro de Cultura italiana em Curitiba, nas técnicas”tiffany”, vitral e modelagem de vidro.   Atua também na área cultural, em projetos de restauração de vitrais, e na área educacional com oficinas de modelagem de vidro. É coordenadora do Grupo “Vidreiros de Curitiba”, com foco no desenvolvimento técnico e artístico da arte vidreira e pesquisa de reciclagem do vidro.   Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas. É da diretoria da COOPARTE, e da Coordenação do Fórum das Entidades Culturais - Paraná.
 
- OSWALDO FONTOURA DIAS – Graduado em Desenho Industrial pela UFPR, realizou cursos no atelier livre do Museu Alfredo Andersen, Centro de Criatividade de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Desde 1985 tem participado de coletivas e salões de arte, dentro e fora do Brasil. Conta com 15 exposições individuais em seu currículo. Suas obras já ilustraram livros, agendas, cartões e calendários. Possui obras em acervos no Brasil, EUA e Itália. Fez parte da Comissão Julgadora de Salões Oficiais do Estado, de salões de artes plásticas da Fundação Copel e do salão do Centenário da Polícia Militar do Paraná. É mentor de vários p rojetos relacionados a cultura destacando-se a exposição e calendário em homenagem a Helena Kolody e o evento comemorativo ao dia do artista plástico. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Marketing da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.

Publicidade
0 Comentário