Para os processos de seleção, especialmente para cargos de chefia e trainee, é cada vez mais freqüente submeter o candidato a uma entrevista em outro idioma para avaliar na prática o nível de conhecimento da língua estrangeira.
 
Quando colocados nesta situação, muitos candidatos, mesmo tendo um bom conhecimento em outro idioma, não conseguem se expressar, “travam” e, por isso, não alcançam um desempenho satisfatório no teste. Para a coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Fisk, Vera Laurenti Bianchini, o primeiro passo é admitir que em situações de teste todas as pessoas ficam apreensivas e justamente por isso que é muito importante estar bem preparado e ter confiança em si mesmo.
 
A coordenadora destaca que um dos pontos principais para uma boa atuação neste tipo de avaliação é o nível de atualização do candidato. “A leitura é fundamental. Ter conhecimento de vocabulário atual e, principalmente, da área de atuação pode fazer a grande diferença nessa hora”, enfatiza Vera.
 
Para apoiar os alunos, o material da Fisk tem exercícios que simulam entrevistas e ensinam a elaborar um currículo em inglês. “É necessário aproveitar todas as oportunidades dadas em sala de aula, interagindo com os colegas, praticando a oralidade e expressando ideias sem inibição. Assim a pessoa ganha confiança e aumenta as chances de sucesso nas entrevistas de emprego”, finaliza a coordenadora.