Começaram nesta segunda-feira (14) as obras que irão viabilizar o acesso à Colônia Castelhanos, localizada a 70 km do centro de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba. Os moradores do local ficaram isolados desde a última sexta-feira (11), quando, em razão das chuvas, 30 barreiras caíram na estrada que dá acesso à comunidade. Não há previsão para conclusão da obra, pois ainda há riscos de novos desmoronamentos.

Para chegar à Colônia, saindo de São José dos Pinhais, é preciso trafegar cerca de 60km na BR-376 e entrar em uma estrada que para chegar ao bairro. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Márcio Pereira, as barreiras que caíram bloquearam um trecho de 10 a 15km de extensão. Ele conta que a área mais afetada foi a parte sinuosa de Serra. Em alguns pontos a estrada, que possui oito metros de largura, ficou apenas com dois metros livres.  Em outros trechos, a estrada ficou em meia pista.

Cerca de 400 pessoas residem na Colônia Castelhanos.  A Prefeitura está mantendo contato permanente com o presidente da Associação de Moradores, que relatou que a população está bem, e possui comida, água e comunicação. O fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Copel, foi interrompido, mas muitas casas possuem gerador. Caso haja necessidade de um atendimento médico com urgência, por exemplo, nós disponibilizaremos um helicóptero, declarou Pereira.