13º

Prefeitura de São José dos Pinhais inicia obras para viabilizar acesso à Colônia Castelhanos

Região ficou isolada devido a quedas de diversas barreiras na estrada que dá acesso à comunidade

14/03/11 às 16:13 - Atualizado às 22:12   |  Redação Bem Paraná, com Prefeitura de SJP
Colônia Castelhanos está isolada desde a última sexta-feira (11) (foto: Divulgação)

Começaram nesta segunda-feira (14) as obras que irão viabilizar o acesso à Colônia Castelhanos, localizada a 70 km do centro de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba. Os moradores do local ficaram isolados desde a última sexta-feira (11), quando, em razão das chuvas, 30 barreiras caíram na estrada que dá acesso à comunidade. Não há previsão para conclusão da obra, pois ainda há riscos de novos desmoronamentos.

Para chegar à Colônia, saindo de São José dos Pinhais, é preciso trafegar cerca de 60km na BR-376 e entrar em uma estrada que para chegar ao bairro. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Márcio Pereira, as barreiras que caíram bloquearam um trecho de 10 a 15km de extensão. Ele conta que a área mais afetada foi a parte sinuosa de Serra. “Em alguns pontos a estrada, que possui oito metros de largura, ficou apenas com dois metros livres”.  Em outros trechos, a estrada ficou em meia pista.

Cerca de 400 pessoas residem na Colônia Castelhanos.  A Prefeitura está mantendo contato permanente com o presidente da Associação de Moradores, que relatou que a população está bem, e possui comida, água e comunicação. O fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Copel, foi interrompido, mas muitas casas possuem gerador. “Caso haja necessidade de um atendimento médico com urgência, por exemplo, nós disponibilizaremos um helicóptero”, declarou Pereira.
 

 

 

Publicidade
1 Comentário
  • itamar 30/05/11 às 13:28
    tenho gostado muito das obras que tenho visto no municipio,mas gostaria de saber se ha algo a ser feito na estrada velha de joinvile pois temos um comércio na região e a poeira esta muito complicada por gentileza nos de uma atenção.