º

Saiba como deixar a lição de casa em diversão

Horário pré-determinado e kit sobrevivência ajudam

13/06/11 às 16:24 - Atualizado às 13:40   |  Redação Bem Paraná

Muitas vezes as lições de casa e os trabalhos escolares se tornam um conflito entre pais e estudantes se não forem planejados de forma organizada e com compromisso diário. “Muitas vezes, há queixas dos pais e alunos sobre excesso de tarefas, mas se houver um calendário pré-definido e se tornar um hábito, é possível ver que a quantidade se torna leve e prazerosa para toda a família”, afirma a diretora do Centro Educacional Evangélico, Raquel Momm.

De acordo com Raquel, algumas dicas simples podem auxiliar para que as tarefas escolares se tornem sinônimo de criatividade e diversão e seja um momento de união entre pais e estudantes. “Em casa deve haver uma agenda estabelecida e os trabalhos devem ser feitos pela ordem de data de entrega, para que não fique tudo para última hora”, conta.

Ela também aconselha que a lição de casa seja feita no dia em que for enviada e, mesmo que não tenha tarefa em certo dia, a criança deve ter um período de estudo em casa, mesmo que seja para retomar um conteúdo já aprendido ou utilizar o tempo de estudo para uma leitura, por exemplo. “Os pais devem providenciar um ‘kit de sobrevivência’ para a elaboração de trabalhos, que contenha folhas sulfite, revistas para recorte, cola, tesoura, entre outros, para que não falte na hora das atividades”, diz.

Segundo Raquel, é interessante que a família acompanhe a agenda da criança e tenha um calendário grande ou um mural com as principais atividades a serem desenvolvidas, para que as lições fiquem organizadas e o aluno tenha tempo de executá-las com calma. Ela também aconselha que haja um horário pré-determinado no dia em que a criança pare e se concentre na lição, para que se torne um hábito saudável para toda a vida.

 

Publicidade
0 Comentário