12º

Dor nos ossos pode ser sintoma de Mieloma Múltiplo

Câncer no sangue tem atraso no diagnóstico por ser confundido com problemas ortopédicos

01/08/11 às 00:00   |  Redação Bem Paraná

 

A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – começa neste mês uma campanha de conscientização sobre o mieloma múltiplo, tipo de câncer hematológico que atinge quatro a cada 100 mil pessoas acima dos 60 anos e corresponde a 10% dos cânceres hematológicos. A doença, cuja causa ainda não é conhecida, ataca as células plasmáticas, responsáveis pela produção de anticorpos. O tratamento pode exigir um transplante de medula óssea.

 O principal sintoma do mieloma múltiplo são dores nos ossos e articulações, além de fraturas espontâneas. Por isso, boa parte dos portadores da doença procura ortopedistas para descobrir o que está errado. Parte desses especialistas, por falta de conhecimento aprofundado sobre a doença, demoram a encaminhar o paciente a um hematologista - o médico habilitado a tratá-la.

 !O paciente chega ao ortopedista reclamando de dores nas costas. Ele receita um anti-inflamatório. Assim, elimina somente a dor muscular, mas não as dores nos ossos. Quando os pacientes finalmente chegam ao consultório do hematologista, geralmente já estão em fase avançada, com fraturas frequentes ou até o colapso da vértebra”, afirma Celso Massumoto, médico membro do Comitê Científico Médico da Abrale. Se não tratada, o quadro evolui para anemia severa e sangramentos.

 “Como em todo câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura. Após cinco anos, a taxa de sobrevivência do paciente é de apenas 40%. Por isso, é necessário atingir tanto os pacientes quanto os médicos”, avalia Merula Steagall, fundadora e presidente da Abrale. Celso concorda: “o que falta é informação”.

 A entidade distribuirá folderes e cartazes explicativos, com linguagem simples e direta, nos principais hospitais e centros de tratamento. A campanha, realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Ortopedistas, também será divulgada nas principais rádios do país por meio de spot.

 O tratamento do Mieloma Múltiplo é feito à base de drogas como o Bortezomib (cujo nome comercial é Velcade), aliado ao Fosfato de Dexametasona (Decadron). O índice de resposta a estes medicamentos é de 45%, taxa alta para cânceres. Em pacientes mais jovens, a opção preferida pelos médicos é quimioterapia seguida de transplante de medula óssea.

Publicidade
19 Comentários
  • kátia 03/07/14 às 22:47
    boa noite,sinto muita dores nos joelhos e ombros e nos pulsos o deve ser eu tenho 31 anos de idade
  • valmir 27/02/14 às 13:12
    ola ,tenho muitas dores nos pes ,e nas artilaçoes dos joelhos ,já procurei ortopedista e ele me falou que era esporão calcâneo,mas fiz algumas pesquisas e descobri k esse problema não causa essas dores teriveis que eu sinto,as vezes não consigo nem andar direito de tanta dor ,tomo muito antinflamatorio mas ele resolve o problema momentaneamente,,ok devo fazer qual especialista devo procurar ?obrigado
  • edjane maria 06/02/14 às 16:18
    boa tarde tenho uma filha qui tem 19 anos e ela reclama muinto di dor nos osso das pernas e fraqueza quI plobrema e esse qui tacomtecendo em uma jovem qui n tem nem filho o que poso fazer
  • luidi 03/11/13 às 10:08
    eu tenho muita dor no ombro pra mim levantar dói muito o que e sera
  • marlene 24/07/13 às 10:36
    minha filha e eu,sentimos muitas dores nos pes e pernas;alem de fadiga nos mesmo que chega um momento que agente parece querer arranca-los fora
    vamos aos medicos e ninguem se interessa em descobri as causas.
    a impressao que nos da e de que eles nao levam-nos a serio.
    e enquanto isso,vamos sofrendo
  • cleuza 08/07/13 às 17:31
    sinto muitas dores nos osso das pernas joelho juntas o hortopedista diz que e artroz faco tratamento com glicozamina sinto pouca melhora
  • martha bethania 06/06/13 às 06:27
    estou com dores nos ossos constante e muito cãibra. que especialista devo procurar. me ajude.
  • nick 14/03/13 às 10:06
    sinto muitas dores nos ossos todo do corpo ,não posso ficar em pé por 20min que não consigo andar dirito de tanta dor,não posso ficar 10min sentada q não consigo levantar e andar direito não durmo direito me viro o tmpo todo de tantas dores,não consigo mastigar muito tempo dói tudoquando não aguento mais tomo torsilax 5 dias direto aí eu fico legal por um bom tempo .depois volta tudo,já estou assim uns 2anos o q pode ser?
  • ÉLIDA DOS SANTOS 26/01/13 às 20:07
    DURANTE A GRAVIDEZ TIVE DOR CRÔNICA NO COCCIS, EDEPOIS QUE TIVE MEU FILHO EM UMA CESARIANA TIVE CEFALEIA NA COLUNA DO PESCOÇO PRA NUCA.
    DEPOIS DE 5 MESES TIVE UM TOMBO BOBO E QUEBREI O BRAÇO, E AOS 8 MESES FUI ACOMETIDA DE UMA EMORRAGIA QUE FICOU POR 46 DIAS, EU SANGRAVA MUITO MESMO USAVA ATE FRALDA. E SENTINDO MUITA DOR NA COSTAS INTEIRA NUMÉ SO EM UM LUGAR É TODA A COSTAS. E A UM ANO COMEÇOU UMA DOR ABSURDA NO MEU PÉ ESQUERDO ACHO QUE É NO OSSO NAVICULAR EU NAO CONSIGO NEM USAR SALTOALTO SÓ ANDO DE SANDALIA ORTOPETICA ALIVIA UM POUCO.
    E TENHO UMA FALTA DE DESPOSIÇÃO TERRIVEL SE PUDESSE FICARIA DEITADA O DIA INTEIRO.

    PODE SER UM CANÇER?

    DEPOIS DE LER A MATERIA FIQUEI COM MUITO MEDO.
  • sonia maria alves otaviano 09/11/12 às 20:44
    gostei dessa enformasao..
  • anne mara 16/09/12 às 12:41
    minhas dores é muito forte no ombro se eu levantar muito ele esticar doi muito oque pode ser ?
  • Joseana 09/09/12 às 17:18
    Joseana,minha mãe esta com os olhos amarelados,a pele e a urina tambem e sente dores no abdome,o que será o problema dela? seu figado tbm esta um pouco alterado e sua vesicula esta obstruida,me responda se sou qual seu problema.
  • Eliana Carvalho 29/08/12 às 01:51
    Por favor onde posso procurar ajuda?, pois já fui em varios ortopedistas mas sem resultado, tenho dores em todo corpo e pontada em determinadas regiões , principalmente nos calcanhares e não consigo andar. Só passa qdo tomo corticóide, mas depois de um tempo volta. Onde procurar um profissional capacitado?
  • jandira reis resende 24/08/12 às 08:05
    tenho mais dores do lado direito na perna inteira cotovelos ombros e dor nos ossos da cabeça chega dar como se fosse uma caimbra no ombro e cabeça o que pode ser isto ja tomei varios antibioticos e meu figado esta auterado por favor responda com urgençia
  • Ciamara 16/05/12 às 22:27
    o que se pode fazer ; quando à pessoa com este tipo

    de câncer com dor no ombro do lado esquerdo

    reclama de dor o que se pode fazer para amenizar ? O

    que ele està sentindo ?
  • Carlos Vasconcelos 22/04/12 às 11:52
    Oi Carmem você deve sim informar a sua dentista que é portadora, pois os ossos ficam muito fracos dependendo da fase da doença, e é bom prevenir...

    André, procure um médico hematologista ou peça encaminhamento para um, e converse, peça para que ele te dê guias de exame de sangue, urina, proteínas...

    Oi Sarha existe sim exames específicos para descobrir mieloma, esses exames podem ser a Imunofixação, o Mielograma, Hemograma completo e eletroforese de proteínas séricas, procure um hematologista
  • Carmem Diana 12/03/12 às 21:46
    Gostaria de saber se dores no rosto e nos dentes pode ser do mieloma.Portadora de mieloma pode usar aparelho nos dentes?Tenho que informar a dentista que sou portadora de mieloma,estádio I?
  • andre 18/02/12 às 22:04
    Gostaria de saber o q fazer, pois tenho 33 anos, sintos fortes dores nos punhos, e ombros, meu medico falou q era reumatismo, só q o medicamento q prescrevel não serviu de nada.
  • Sarha 07/08/11 às 14:36
    Como é feito o diagnóstico desta doença? existe algum exame específico?