A Câmara de Vereadores de Cornélio Procópio aprovou na última terça-feira (30) o titulo de cidadã honorária a atual ministra chefe da Casa Civil do Brasil, a senadora Gleisi Hoffmann foi como um reconhecimento pela articulação na concretização do antigo sonho da comunidade que era a instalação de um hospital regional, pois mesmo sem assumir o cargo de senadora da república, ela acompanhou todos os tramites e o processo que levaram o governo federal a assinar o projeto de construção do referido hospital que deverá atender a todos os municípios da AMUNOP – Associação dos Municípios do Norte do Paraná por sua interferência os ministros da Saúde e do Planejamento aceleraram o processo, para que o recurso destinado fosse liberado dentro do prazo previsto.

A obra
O hospital já se encontra em fase final de projetos e de licitação e deverá ter as obras iniciadas em meados de novembro com prazo de inauguração de 1(hum) ano, o empreendimento terá 14 mil m2 e 7.400m2 de área construída, o presidente da casa Vanildo Felipe Sotero (foto) garante que o reconhecimento vale também pela sua atuação como ministra e pelo seu carinho e atenção com a região, principalmente com Cornélio Procópio, os autores da proposta são os vereadores Vanildo Sotero(PP) Edimar Gomes Filho(PPS) Helvecio Alves Badaro (PTB) e Sebastião Ramos(PTB)

Tour na cidade
Curitiba é 4ª cidade de pólo de entretenimento do País e pretendemos expandir conhecimento para o interior e buscar incentivos fiscais. Nos dias 01, 02 de setembro alguns vereadores de Cornélio Procópio foram convidados para conhecer os cursos que a Abrabar será responsável visando fomentar a qualificação de mão de obra em regiões com potenciais turísticos e de serviços e umas das cidades escolhidas para realizar estes estudos de viabilidade é o município de Cornélio Procópio, que já conta com um grande empreendimento hoteleiro e temático como Hotel Aguativa o mais famoso da região, mas precisa de vida noturna. Os convidados foram os vereadores Vanildo Sotero (PP), Sebastião Ramos(PTB) e o Adejacir Batista Moreira Assessor Legislativo.

Sebrae/CNTUR uma parceria de sucesso
A CNTUR – Confederação Nacional de Turismo firmou um convênio de cooperação técnica e financeira para a execução de projeto nacional Fortalecimento da Gestão das Micros e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro. Esse projeto levará palestras, cursos e consultorias para todos os Estados brasileiros, de acordo com as condições operacionais negociadas entre CNTUR e o SEBRAE. A execução nos Estados conta com o importante apoio do SEBRAE Estadual que concretizou a adesão ao projeto, e portanto atuará intensamente para a mobilização de empresas do setor de turismo, viabilizará o local para a execução das atividades, disponibilizará os equipamentos necessários, dentre outras atividades.

Os interessados
Os convites às empresas de turismo, que incluem meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens e outros segmentos empresariais do turismo, serão feitos em conjunto pelo SEBRAE Estadual e pela ABRABAR. Tanto o SEBRAE Estadual quanto a ABRABAR podem e devem convidar e contatar empresários para participarem das atividades. Nas aberturas das palestras e dos cursos, tanto o SEBRAE Estadual quanto a ABRABAR terão direito à palavra para registrarem os benefícios que esse projeto está trazendo para as micros e pequenas empresas do setor do turismo. No Estado do Paraná poderão ser escolhidos até três locais de realização das atividades, sendo um mínimo de 20 (vinte) micro e pequenas empresas mobilizadas em cada local.

Londrina na radicalização
Alguns vereadores liderados por um vereador virulento chamado Marcio Almeida (PSDB) defende a muralha na cidade de londrina, praticamente tratando o cidadão fumante como um leproso e que precisa ser banido da sociedade, principalmente do convívio ao ar livre onde facilmente qualquer cidadão de bom seno e sem magoa no peito não vê mal algum de alguém cultivar seu habito sentado em uma praça, bosque ou parque público e ao ar livre, inconformado com quem o contesta trata de agredir com palavras nada democráticas os que discordam de sua vingança.

Bom senso
Felizmente na Câmara de Vereadores de Londrina existem pessoas de bom senso, democráticas e legalistas como o jovem vereador Rodrigo Gouvea (PTN) alias é um promissor político da cidade que já sofreu todos os tipos de perseguição e armações que a política é capaz de produzir, mas com firmeza superou tudo e saiu por cima, com sua atitude e posicionamento através de emenda ampliou o debate. Também consta como defensor do cidadão o Vereador Ivo Bassi (PTN) que em entrevistas nos veículos de comunicações de Londrina posicionou Proibir assim é um radicalismo excessivo. O cidadão não agüenta mais gente interferindo na vida particular dele. Vai virar uma revolta contra a Câmara. Daqui a pouco vão querer proibir cerveja no boteco.

A onda de copiar
Mesmo depois de 100 anos de emancipação política o Paraná, alguns políticos insistem e não perdem a mania de copiar as leis e projetos do Estado de São Paulo, mas agora se superou e copiaram a cidade de Nova Iorque. Ao proibir o consumo em locais abertos como os parques e as praças, o projeto de lei em tramitação em Londrina traz uma regulamentação totalmente diversa daquela prevista na legislação atual, afrontando diretamente a Constituição Federal e a legislação infraconstitucional em vigor, sendo, portanto, inconstitucional.

Opinião de especialistas
As maiores autoridades antitabagistas do Brasil se manifestaram de forma contrárias a projetos que banem o fumo de locais abertos. Em recente entrevista, Tânia Cavalcante, Chefe da Divisão de Controle de Tabaco do Instituto Nacional do Câncer (INCA) ao comentar um projeto de lei que prevê o banimento do fumo em praias e parques no Estado de São Paulo disse: Nós [INCA] não apoiamos a medida, porque ela é extremista e radical e trata os fumantes de uma forma excludente. Já a grande defensora e batalhadora contra o cigarro em entrevista à Folha de São Paulo, Paula Johns, da ACT (Aliança de Controle ao Tabagismo), entidade que reúne cerca de 400 ONGs atuando nessa área no país, diz que o projeto é muito ruim porque dá a impressão de que controlar o tabagismo é impor medidas radicais. É uma coisa proibicionista.

 


SOBE
A Câmara de Curitiba através do conselho de ética deu uma resposta à altura de seu papel e função, calando críticos e descrentes, a posição de Chico Garcez e Jorge Yamawaki ambos do PSDB são delicadas, mas bem sinceras intenções e que os conhece sabe que a pressão não é fácil.

DESCE
O dinheiro de plástico é uma maravilha, mas um terror nos bolsos dos cidadãos e nas contas das empresas. Tudo por causa das altas taxas, a regulamentação do assunto foge sempre da pauta no congresso, enquanto isso o endividamento só aumenta, mesmo com o novo pagamento mínimo.