15º

Desvio de coluna é mais freqüente em meninas adolescentes

10/08/06 às 00:00 - Atualizado às 11:41   |  Élcio Landim*

Não se sabe por quê, mas os desvios laterais de coluna vertebral aparecem em pelo menos 6% da população de 10 a 12 anos e quase 90% dos casos são em meninas. Podem ocorrer tanto na região do tórax quanto na da bacia. Quando a curvatura ultrapassa 20 graus, é indicada a utilização intensiva de colete ortopédico. As situações mais graves são corrigidas com cirurgia.

Escoliose é o nome dado ao desvio lateral da coluna vertebral. Pode ocorrer na região torácica ou lombar, para a direita ou para a esquerda, quase sempre acompanhada da rotação das vértebras (elas giram no próprio eixo). Escolioses funcionais, provocadas por má postura, são reversíveis com exercícios e fisioterapia. As mais comuns, no entanto, são as estruturais. Elas não são reversíveis. Resultam de doenças nos nervos e nos músculos ou são idiopáticas, isto é, sua causa é desconhecida.

Essas últimas são as mais freqüentes. Podem aparecer já na infância, mas a maioria é detectada apenas na adolescência, a partir dos 10 anos. Estudos indicam que atingem entre 6% e 15% da população, sendo as principais vítimas as meninas (constituem 80% a 90% dos casos). Suspeita-se que as mudanças hormonais da puberdade possam levar a algum desequilíbrio na produção de enzimas relacionadas ao desenvolvimento da coluna. Mas nada é certo. O fato é que o desvio aparece por volta de 10 ou 12 anos e progride rapidamente. Há casos em que o ângulo da curvatura aumenta 1 grau por mês. O mais comum é que não ultrapasse os 20 graus. Até esse patamar, os médicos indicam apenas fisioterapia para o fortalecimento dos músculos a acompanhamento rotineiro, com radiografias. O jovem não sente dores e em geral não tem problemas na vida adulta. Na idade madura, porém, é provável que o desvio favoreça o surgimento de protusões de disco (deslocamento do tecido gelatinoso que se localiza entre as vértebras e amortece seus movimentos).

Somente quando os 20 graus são ultrapassados indica-se o uso de coletes ortopédicos. Há três tipos: o de Milwalkee, que vai do quadril até o pescoço; o de Boston, do quadril ao tórax; e a órtese tóraco-lombo-sacra (OTLS), que sobe até pouco acima da cintura, apropriada para desvios nas curvas lombares.

Os coletes devem ser usados 23 horas por dia, reservando-se apenas uma hora para a higiene. Eles não fazem a coluna voltar à posição normal, mas ajudam a conter o agravamento do desvio. Se mesmo com o uso do acessório a curva continua aumentando e atinge os 40 graus, torna-se necessário recorrer à cirurgia. Nela, com o uso de pinos, ganchos e parafusos, o cirurgião aumenta ou diminui o espaço entre as vértebras corrigindo sua posição. Não é uma operação simples, principalmente quando a curva é muito acentuada. Apesar do cuidado extremo dos médicos e da existência de equipamentos que ajudam a manter as condições do paciente sob controle, há risco de paralisia, caso a medula seja atingida. Além disso, é preciso considerar que a cirurgia elimina os movimentos da região alterada, uma vez que as vértebras são fixadas na nova posição. Por esses motivos, é uma alternativa reservada às situações realmente graves. E nestes casos, diga-se, pode resultar em melhoras significativas. Uma garota que tinha curvatura de 40 graus chegou a ser campeã brasileira de patinação depois da cirurgia.

As escoleoses idiopáticas provavelmente tem origem genética e, por enquanto, não há como evitá-las ou detectá-las antes que se manifestem. É fundamental desfazer um mito: mochilas pesadas, embora possam causar dores, não provocam nem agravam o desvio. O que os pais precisam fazer é ficar atentos a assimetrias no corpo de seus filhos, especialmente na altura dos ombros, da cintura e das saliências provocadas pelas costelas quando as crianças se inclinam para frente. Por volta dos 10 anos, vale a pena tirar uma radiografia. Esportes não previnem o desvio mas são aconselháveis, pois fortalecem a musculatura, o que é sempre bom. Qual escolher? Aquele que a criança tiver prazer em praticar.

*Élcio Landim, ortopedista, é chefe do Grupo de Coluna da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Publicidade
30 Comentários
  • Maria 04/11/13 às 23:14
    Levei minha filha ao médico aos 16 anos pq pude observar que a cintura dela de um lado era mais funda. O médico pediu o exame no qual constatou-se um desvio, ele disse pra mim que não tinha o que fazer, pois a idade de usar o colete já tinha passado, quando o mesmo não causaria efeito. Só que na época era quase imperceptível, agora dá para notar um pouco, um ombro um pouquinho mais baixo. Eu tenho muito medo de vir a se agravar com o tempo, trazer algum problema de saúde. O que eu faço, se o próprio profissional me disse não ter jeito?
  • sonia 16/10/13 às 18:58
    minha filha descobriu escoliose de 18 graus passados 6 meses esta com 22 graus o medico nao passou colete so pilates. o que devo fazer
  • Ricardo 16/08/13 às 21:01
    tenho um desvio do eixo lombar para a direita pode ser muito serio?
  • Marcella Oliver 23/07/13 às 14:56
    tenho um desvio na coluna, posso fazer academia ?
  • DÉBORA VALÈRIO VALÉRIO 22/05/13 às 10:22
    muito bom .
  • Lorena Pereira 20/05/13 às 09:33
    pessoas com esse tipo de problema podem perder os cabelos
  • Beatriz Tanezini 30/03/13 às 12:06
    O desvio de coluna nas meninas pode ser devido ao peso dos cabelos longos?
  • Anna Karolina 13/11/12 às 16:34
    Tenho desvio na coluna, tem algum exercicio de academia que posso fazer?
  • kaoana tibes tavares 03/10/12 às 22:34
    meu nome é kaoana tenho 12 anos e alguns meses atras foi uma proficional no colegio onde eu estudo e ela fez uma avaliação em todos os alunos e dai ela descobriu que eu tinha um desvio na coluna que me deixa com a postura torta e uma parte da minha coluna é torta para o lado esquerdo e eu sinto muita dor e muita gente diz que é escolióse pois alguem tem uma sugestão de algum exercico ou tratamento medico?obrigado pela atenção.
  • Jucelina 06/09/12 às 13:44
    sofro desvio de coluna ja faz algum tempo, fiz fisioterapia mas nao adiantou muita coisa o que mais posso tentar pra resolver esse meu problema?
  • Victoria Liz 29/05/12 às 22:02
    Tenho desvio na coluna, tem algum exercicio de academia que posso fazer?
  • Maryellen Muniz 11/10/11 às 09:34
    No dia 09/10 fui trabalhar e tomei friage começou uma dor forte tive febre(37.7). No dia 10/10 fui ao médico e pedi um raio x da coluna ele então disse q estou com desvio na coluna torácica e me encaminhou com ortopedista (sus). Dr meu medo é a cirurgia vc acha q será necessário? obrigado!
  • Maryellen Muniz 11/10/11 às 09:15
    Ola doutor alguns meses tenhu sentido dores na coluna (nada exagerado)...mais para mim era só tensão muscular.Com 18 anos tenhu a chamada gastrite nervosa!
  • rose loss 07/10/11 às 18:34
    ola os medicos descobrirom que minha filha tem desvio de coluna isso e perigoso to com medo
    ela tem apenas 16 anos isso e normal nessa idade quando as costa dela doi sobe no meio da coluna aprece tres ossim escuro gostaria de saber se isso e normal
  • Eloisa Helena 08/09/11 às 15:27
    O ortopedista me aconselhou a operar pois além do desvio, tenho 02 hérnias e diferenças nos Ls sei lá quantos. Optei por tratamento com a medicina japonesa, sera que vai dar certo...
  • elizabete ramos 24/12/10 às 18:34
    eu fez um exaame e deu que eu tenho um ligeiro desvio do eixo lombar a esquerda .
    sera que eu vou passa no exame .
    sera que pode me prejudicar lar no emprego
  • Grays Kelly 04/12/10 às 15:26
    Tenho uma Filha de 11 anos de idade, ontem foi colocado o colete de Boston, do quadril ao tórax ela tem um desvio de 20 graus. Nao esta nada facil a primer noite nao dormimos nada ela FICA sem ar diz ser dificil. Gostaria de saber se o pilates ajudaria no tratamento e quanto tempo ela ficara com este aparelho?
  • carol 10/10/10 às 23:04
    entao meu nome é caroline e eu tenho escoliose infelizmente pois o medico diz que é de genetica,pois tenho uma irmã gemea ai ele falo que é normal
    pois entao eu faço salto com vara que exige muita plecxssibilidade e tem muitas contorcoes no movimento será que isso piora minha situaçao ? :S
  • Mônica 28/09/10 às 16:20
    Dr. landini
    Há uns 7 anos atrás percebi que a coluna do meu filho fazia um S e o mesmo curvava para frente. Ele cresceu de repente, hoje tem 1.85m é magro. Começamos um tratamento com RPG e acompanhamento de RX. Depois que mudei para BH, li seu artigo acima, publicado em uma revista por acaso. Ao procurar um médico, enterpelei-o que tipo de escoliose meu filho apresentava, o mesmo respondeu que se tratava da escoliose funcional. Passamos a fazer atividade fisica de musculação para fortalecimento; mas estou percebendo que a curvatura aumenta, o que me preocupa imensamente. Hoje estou tendo dúvidas que o médico hora me responde uma coisa, ora outra. Pelo que leio a respeito, percebo que esta se trata de uma escoliose estrutural. Estou apavorada, pois ele tem 19 anos e apresenta lordose lombar 44,3º e cifose torácica 50,8º escoliose lombar convexa à esquerda. Estou procurando outro profissional em busca de outro diagnóstico, o sr. pode sugerir algum nome que possa me ajudar?
    Desde já agradeço sua atenção
    Obrigada
    Mônica
  • sandro 10/09/10 às 14:35
    ola bom dia eu gostaria de que vc me tirasse uma duvida e que eu fiz um concurso e diz que o limite maximo de tolerado de desvil e 15 .a pessoa com um desvil de quize grau sente alguma coisa e como sabeer se eu tenho algum desvil na coluna
  • Deise 09/09/10 às 14:23
    Oi, tenho uma amiga que tem desvio na coluna, ela tem 34 anos, e o médico disse que teria que fazer cirurgia, moramos em Montenegro/RS, gostaria de saber qual o melhor hospital para fazer esta cirurgia, será que não tem algum um outro tratamento que pode ser feito? Obrigada
  • jane 28/07/10 às 14:18
    na realidade gostaria de saber se eu tenho que tratar meu filho em um lugar especifico pr ele . ele tem desvio na coluna ,usa palmilia ortopedica. tem proplema de atm, tem a mordida cruzada e vai ter que usar aparelho ,sem contar que tambem e imperativo . e vai ter que fazer fisioterapia regularmente, ele tem 5 anos e eu moro em apucarana ......
  • Edison Soares 19/07/10 às 00:00
    No sabado dia 17.08 assisti no jornal HOJE á 13:00 Um ortopedista com tratamento para quem tem descio e inlamação da Servical na altura do pescoço..Gostaria de saber onde eu posso ter melhor conhecimento para um tratamento mais eficaz. pois estou cheio de bico de papagaio e a dor é imsuportável..Podem me ajudar.
    Grato.
  • suellen 12/06/10 às 09:51
    oi bom dia meu nome é suellen eu tenho muita dor na coluna meu pai diz que eu estou com desvio de coluna gostaria de saber como é que a pessoa sabii se esta com desvio ou ñ pq sindo muita dor na coluna gostaria de saber se a pessoa pode fica tronza por cauda disso
  • fatima 16/04/10 às 14:29
    oi boa tarde! eu tenho 38 anos e tenho desvio de coluna, sinto muita dor ,quando vou dormi não acho posição certa pra dormi .gostaria de saber se vou precisar faze cirurgia? Obrigada
  • angélica 08/01/10 às 12:41
    tenho 24 anos e travei da coluna,fui no médico fiz exames e descobri q estou cm desvio no disco da coluna lombar,entre l4 e l5,gostaria de saber se consigo reverter isso,ou é caso de cirurgia?estou com mto medo.obrigada
  • iamara 14/12/09 às 11:36
    tenho uma sobrinha de 13 anos que va ter que passar por uma cirurgia dessa, e estou muito preocupada pq na verdade creio que não possa garantir o resultado antes que a cirurgia aconteça. Qual a porcentagem de um resultado ser otimo nesses casos, ou qual a porcentagem de uma paralizia? por favor me respondam preciso saber. obrigada...
  • juliana de souza melo 02/12/09 às 08:28
    escoliose é um problema muito sério a minha amiga tem uma escoliose mas sabemos que ela e quem estiver escoliose ira sarar dessa doença.
  • tatiane 25/11/09 às 12:45
    oi boa tarde! eu tenho 18 anos e tenho desvio de coluna, sinto muita dor ,quando vou dormi naum acho posição certa pra dormi .gostaria de saber se vou precisar faze cirurgia? Obrigada
  • Débie Padilha 19/10/09 às 18:02
    Boa tarde, li a reportagem e fiquei com muito medo, minha mãe está com desvio de coluna e segundo seu médico ela terá que operar. Hoje ela tem 54 anos, moramos em Canoas/RS, e gostaria de saber qual o Hospital aqui do Sul está mais preparado para estas cirurgias.

    Obrigada,