Desvio de coluna é mais freqüente em meninas adolescentes

10/08/06 às 00:00 - Atualizado às 11:41 Élcio Landim*

Não se sabe por quê, mas os desvios laterais de coluna vertebral aparecem em pelo menos 6% da população de 10 a 12 anos e quase 90% dos casos são em meninas. Podem ocorrer tanto na região do tórax quanto na da bacia. Quando a curvatura ultrapassa 20 graus, é indicada a utilização intensiva de colete ortopédico. As situações mais graves são corrigidas com cirurgia.

Escoliose é o nome dado ao desvio lateral da coluna vertebral. Pode ocorrer na região torácica ou lombar, para a direita ou para a esquerda, quase sempre acompanhada da rotação das vértebras (elas giram no próprio eixo). Escolioses funcionais, provocadas por má postura, são reversíveis com exercícios e fisioterapia. As mais comuns, no entanto, são as estruturais. Elas não são reversíveis. Resultam de doenças nos nervos e nos músculos ou são idiopáticas, isto é, sua causa é desconhecida.

Essas últimas são as mais freqüentes. Podem aparecer já na infância, mas a maioria é detectada apenas na adolescência, a partir dos 10 anos. Estudos indicam que atingem entre 6% e 15% da população, sendo as principais vítimas as meninas (constituem 80% a 90% dos casos). Suspeita-se que as mudanças hormonais da puberdade possam levar a algum desequilíbrio na produção de enzimas relacionadas ao desenvolvimento da coluna. Mas nada é certo. O fato é que o desvio aparece por volta de 10 ou 12 anos e progride rapidamente. Há casos em que o ângulo da curvatura aumenta 1 grau por mês. O mais comum é que não ultrapasse os 20 graus. Até esse patamar, os médicos indicam apenas fisioterapia para o fortalecimento dos músculos a acompanhamento rotineiro, com radiografias. O jovem não sente dores e em geral não tem problemas na vida adulta. Na idade madura, porém, é provável que o desvio favoreça o surgimento de protusões de disco (deslocamento do tecido gelatinoso que se localiza entre as vértebras e amortece seus movimentos).

Somente quando os 20 graus são ultrapassados indica-se o uso de coletes ortopédicos. Há três tipos: o de Milwalkee, que vai do quadril até o pescoço; o de Boston, do quadril ao tórax; e a órtese tóraco-lombo-sacra (OTLS), que sobe até pouco acima da cintura, apropriada para desvios nas curvas lombares.

Os coletes devem ser usados 23 horas por dia, reservando-se apenas uma hora para a higiene. Eles não fazem a coluna voltar à posição normal, mas ajudam a conter o agravamento do desvio. Se mesmo com o uso do acessório a curva continua aumentando e atinge os 40 graus, torna-se necessário recorrer à cirurgia. Nela, com o uso de pinos, ganchos e parafusos, o cirurgião aumenta ou diminui o espaço entre as vértebras corrigindo sua posição. Não é uma operação simples, principalmente quando a curva é muito acentuada. Apesar do cuidado extremo dos médicos e da existência de equipamentos que ajudam a manter as condições do paciente sob controle, há risco de paralisia, caso a medula seja atingida. Além disso, é preciso considerar que a cirurgia elimina os movimentos da região alterada, uma vez que as vértebras são fixadas na nova posição. Por esses motivos, é uma alternativa reservada às situações realmente graves. E nestes casos, diga-se, pode resultar em melhoras significativas. Uma garota que tinha curvatura de 40 graus chegou a ser campeã brasileira de patinação depois da cirurgia.

As escoleoses idiopáticas provavelmente tem origem genética e, por enquanto, não há como evitá-las ou detectá-las antes que se manifestem. É fundamental desfazer um mito: mochilas pesadas, embora possam causar dores, não provocam nem agravam o desvio. O que os pais precisam fazer é ficar atentos a assimetrias no corpo de seus filhos, especialmente na altura dos ombros, da cintura e das saliências provocadas pelas costelas quando as crianças se inclinam para frente. Por volta dos 10 anos, vale a pena tirar uma radiografia. Esportes não previnem o desvio mas são aconselháveis, pois fortalecem a musculatura, o que é sempre bom. Qual escolher? Aquele que a criança tiver prazer em praticar.

*Élcio Landim, ortopedista, é chefe do Grupo de Coluna da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

30 Comentários
Maria
Levei minha filha ao médico aos 16 anos pq pude observar que a cintura dela de um lado era mais funda. O médico pediu o exame no qual constatou-se um desvio, ele disse pra mim que não tinha o que fazer, pois a idade de usar o colete já tinha passado, quando o mesmo não causaria efeito. Só que na época era quase imperceptível, agora dá para notar um pouco, um ombro um pouquinho mais baixo. Eu tenho muito medo de vir a se agravar com o tempo, trazer algum problema de saúde. O que eu faço, se o próprio profissional me disse não ter jeito?
sonia
minha filha descobriu escoliose de 18 graus passados 6 meses esta com 22 graus o medico nao passou colete so pilates. o que devo fazer
Ricardo
tenho um desvio do eixo lombar para a direita pode ser muito serio?
Marcella Oliver
tenho um desvio na coluna, posso fazer academia ?
DÉBORA VALÈRIO VALÉRIO
muito bom .
Lorena Pereira
pessoas com esse tipo de problema podem perder os cabelos
Beatriz Tanezini
O desvio de coluna nas meninas pode ser devido ao peso dos cabelos longos?
Anna Karolina
Tenho desvio na coluna, tem algum exercicio de academia que posso fazer?
kaoana tibes tavares
meu nome é kaoana tenho 12 anos e alguns meses atras foi uma proficional no colegio onde eu estudo e ela fez uma avaliação em todos os alunos e dai ela descobriu que eu tinha um desvio na coluna que me deixa com a postura torta e uma parte da minha coluna é torta para o lado esquerdo e eu sinto muita dor e muita gente diz que é escolióse pois alguem tem uma sugestão de algum exercico ou tratamento medico?obrigado pela atenção.
Jucelina
sofro desvio de coluna ja faz algum tempo, fiz fisioterapia mas nao adiantou muita coisa o que mais posso tentar pra resolver esse meu problema?
Victoria Liz
Tenho desvio na coluna, tem algum exercicio de academia que posso fazer?
Maryellen Muniz
No dia 09/10 fui trabalhar e tomei friage começou uma dor forte tive febre(37.7). No dia 10/10 fui ao médico e pedi um raio x da coluna ele então disse q estou com desvio na coluna torácica e me encaminhou com ortopedista (sus). Dr meu medo é a cirurgia vc acha q será necessário? obrigado!
Maryellen Muniz
Ola doutor alguns meses tenhu sentido dores na coluna (nada exagerado)...mais para mim era só tensão muscular.Com 18 anos tenhu a chamada gastrite nervosa!
rose loss
ola os medicos descobrirom que minha filha tem desvio de coluna isso e perigoso to com medo
ela tem apenas 16 anos isso e normal nessa idade quando as costa dela doi sobe no meio da coluna aprece tres ossim escuro gostaria de saber se isso e normal
Eloisa Helena
O ortopedista me aconselhou a operar pois além do desvio, tenho 02 hérnias e diferenças nos Ls sei lá quantos. Optei por tratamento com a medicina japonesa, sera que vai dar certo...
elizabete ramos
eu fez um exaame e deu que eu tenho um ligeiro desvio do eixo lombar a esquerda .
sera que eu vou passa no exame .
sera que pode me prejudicar lar no emprego
Grays Kelly
Tenho uma Filha de 11 anos de idade, ontem foi colocado o colete de Boston, do quadril ao tórax ela tem um desvio de 20 graus. Nao esta nada facil a primer noite nao dormimos nada ela FICA sem ar diz ser dificil. Gostaria de saber se o pilates ajudaria no tratamento e quanto tempo ela ficara com este aparelho?
carol
entao meu nome é caroline e eu tenho escoliose infelizmente pois o medico diz que é de genetica,pois tenho uma irmã gemea ai ele falo que é normal
pois entao eu faço salto com vara que exige muita plecxssibilidade e tem muitas contorcoes no movimento será que isso piora minha situaçao ? :S
Mônica
Dr. landini
Há uns 7 anos atrás percebi que a coluna do meu filho fazia um S e o mesmo curvava para frente. Ele cresceu de repente, hoje tem 1.85m é magro. Começamos um tratamento com RPG e acompanhamento de RX. Depois que mudei para BH, li seu artigo acima, publicado em uma revista por acaso. Ao procurar um médico, enterpelei-o que tipo de escoliose meu filho apresentava, o mesmo respondeu que se tratava da escoliose funcional. Passamos a fazer atividade fisica de musculação para fortalecimento; mas estou percebendo que a curvatura aumenta, o que me preocupa imensamente. Hoje estou tendo dúvidas que o médico hora me responde uma coisa, ora outra. Pelo que leio a respeito, percebo que esta se trata de uma escoliose estrutural. Estou apavorada, pois ele tem 19 anos e apresenta lordose lombar 44,3º e cifose torácica 50,8º escoliose lombar convexa à esquerda. Estou procurando outro profissional em busca de outro diagnóstico, o sr. pode sugerir algum nome que possa me ajudar?
Desde já agradeço sua atenção
Obrigada
Mônica
sandro
ola bom dia eu gostaria de que vc me tirasse uma duvida e que eu fiz um concurso e diz que o limite maximo de tolerado de desvil e 15 .a pessoa com um desvil de quize grau sente alguma coisa e como sabeer se eu tenho algum desvil na coluna
Deise
Oi, tenho uma amiga que tem desvio na coluna, ela tem 34 anos, e o médico disse que teria que fazer cirurgia, moramos em Montenegro/RS, gostaria de saber qual o melhor hospital para fazer esta cirurgia, será que não tem algum um outro tratamento que pode ser feito? Obrigada
jane
na realidade gostaria de saber se eu tenho que tratar meu filho em um lugar especifico pr ele . ele tem desvio na coluna ,usa palmilia ortopedica. tem proplema de atm, tem a mordida cruzada e vai ter que usar aparelho ,sem contar que tambem e imperativo . e vai ter que fazer fisioterapia regularmente, ele tem 5 anos e eu moro em apucarana ......
Edison Soares
No sabado dia 17.08 assisti no jornal HOJE á 13:00 Um ortopedista com tratamento para quem tem descio e inlamação da Servical na altura do pescoço..Gostaria de saber onde eu posso ter melhor conhecimento para um tratamento mais eficaz. pois estou cheio de bico de papagaio e a dor é imsuportável..Podem me ajudar.
Grato.
suellen
oi bom dia meu nome é suellen eu tenho muita dor na coluna meu pai diz que eu estou com desvio de coluna gostaria de saber como é que a pessoa sabii se esta com desvio ou ñ pq sindo muita dor na coluna gostaria de saber se a pessoa pode fica tronza por cauda disso
fatima
oi boa tarde! eu tenho 38 anos e tenho desvio de coluna, sinto muita dor ,quando vou dormi não acho posição certa pra dormi .gostaria de saber se vou precisar faze cirurgia? Obrigada
angélica
tenho 24 anos e travei da coluna,fui no médico fiz exames e descobri q estou cm desvio no disco da coluna lombar,entre l4 e l5,gostaria de saber se consigo reverter isso,ou é caso de cirurgia?estou com mto medo.obrigada
iamara
tenho uma sobrinha de 13 anos que va ter que passar por uma cirurgia dessa, e estou muito preocupada pq na verdade creio que não possa garantir o resultado antes que a cirurgia aconteça. Qual a porcentagem de um resultado ser otimo nesses casos, ou qual a porcentagem de uma paralizia? por favor me respondam preciso saber. obrigada...
juliana de souza melo
escoliose é um problema muito sério a minha amiga tem uma escoliose mas sabemos que ela e quem estiver escoliose ira sarar dessa doença.
tatiane
oi boa tarde! eu tenho 18 anos e tenho desvio de coluna, sinto muita dor ,quando vou dormi naum acho posição certa pra dormi .gostaria de saber se vou precisar faze cirurgia? Obrigada
Débie Padilha
Boa tarde, li a reportagem e fiquei com muito medo, minha mãe está com desvio de coluna e segundo seu médico ela terá que operar. Hoje ela tem 54 anos, moramos em Canoas/RS, e gostaria de saber qual o Hospital aqui do Sul está mais preparado para estas cirurgias.

Obrigada,
Blogs
Ver na versão Desktop