A tradicional Festa do Morango de Almirante Tamandaré que acontece neste domingo (25), no salão de festa da Comunidade de São Miguel, já está em sua 13ª edição. Todos os anos a comemoração reúne agricultores com muita festa, muito morango, boa música e comida típica da região. Durante a festa as vencedoras do concurso Rainha do Morango 2011 – rainhas e princesas – desfilam promovendo os produtos expostos.

Nesta época do ano os produtores de morango aumentam sua produção, já que o clima e o solo de Almirante Tamandaré são favoráveis ao desenvolvimento desta cultura. Além da festa ser referência na Região Metropolitana, recebemos convidados de municípios vizinhos, que todos os anos não deixam de saborear as delícias oferecidas pelos organizadores da festa, lembra o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Wilson Muraro.

Paralelamente ao evento a administração municipal distribuiu cerca de 20 mil mudas de morango neste ano para incentivar os produtores. Este é o 7º ano consecutivo que a prefeitura realiza esta ação. As mudas chilenas são doadas aos agricultores com base na quantidade comprada por eles. Este ano, cerca de 40 mil mudas foram compradas.

A cultura familiar do cultivo de morango é a realidade de muitas famílias das comunidades rurais de Almirante Tamandaré como a do Seu Odair. Ele cultiva morango há 22 anos juntamente com sua esposa e conta que o cultivo de morangos é a principal fonte de renda de muitas famílias que também produzem hortaliças para vender em feiras de hortifrutigranjeiros da região. Assim como o produtor, outros 31 agricultores foram beneficiados com a doação de mudas de morango, realizada pela Prefeitura, que em setembro comemora o sucesso da produção com a grande festa na Comunidade do São Miguel. 

A festa começa a partir das 11 horas, no Salão Paroquial da Igreja São Miguel. Para chegar, o visitante pode vir pela estrada do São Miguel, vindo pela Avenida Vereador Wadislau Bugalski.