O Museu Alfredo Andersen reúne as mostras Imersão na Cor, com trabalhos de artistas que promovem uma releitura dos principais trabalhos do pintor norueguês, e Andersen Retratista, com retratos de personalidades locais feitos por ele. A exposição é uma homenagem aos 151 anos de nascimento de Alfredo Andersen, e entra em cartaz no dia 03 de novembro.

Na mostra Imersão na Cor, os artistas Francis Rodrigues, Leila Valebona, Marise Hauer e Miriam Fischer produziram trabalhos que se relacionam com a obra de Andersen por meio da cor.

Ao longo de 2011 eles estudaram o trabalho do norueguês, sob coordenação de Leila Valebona. Para a exposição, cada artista teve liberdade de produzir o que quisesse tendo como foco a cor no trabalho de Alfredo Andersen.
 
Francis Rodrigues produziu pinturas pensando em espaços truncados e fragmentados da arquitetura que apresentam planos claros e escuros. Leila Valebona tratou em seus trabalhos a paisagem de Andersen através da justaposição de campos orgânicos de cores, criando planos cromáticos contrastantes.

Marise Hauser utilizou campos de cores para representar recortes de obras de Andersen, trabalhando em determinadas partes com uma cor mais saturada que colocam em questão as relações cromáticas da obra. Já Miriam Fischer produziu pinturas baseadas nas paisagens de Andersen que se dão por meio de linhas coloridas, produzindo agrupamentos de tonalidades contrastantes, sendo que partes do trabalho foram deixadas sem tinta.
 
O trabalho de Alfredo Andersen como retratista é um dos destaques na carreira do artista, considerado por muitos como o pai da pintura paranaense. Durante o tempo em que viveu em Curitiba, retratou importantes personalidades locais, como David Carneiro, Nestor Vitor, Vicente Machado, Generoso Marques e Romário Martins.

Serviço:

Local: Museu Alfredo Andersen

Endereço: Rua Mateus Leme 336 – São Francisco

Data e horário: De 03 de novembro de 2011 a 05 de fevereiro de 2012 ( terça-feira a domingo), terça a sexta-feira das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados das 10h às 16h

Preço: Entrada franca