A peça “O Sonho”, baseada no texto de August Strindberg – escrito entre 1901 e 1902 com o mesmo nome – chega a Curitiba depois de temporada no Rio de Janeiro e de ganhar onze prêmios no 3º Festival Nacional de Teatro de Varginha, Minas Gerais. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas, espaço da Prefeitura Municipal de Curitiba administrado pela Fundação Cultural, de 02 a 18 de março, às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h, com ingressos sendo trocados por uma lata de leite em pó.

A montagem de “O Sonho de Strindberg” conta a viagem de Inês, filha do deus Indra, à Terra, onde a mesma conhece os seres humanos e suas principais angústias e desilusões. Inês encontra durante a viagem o castelo que cresce, o oficial, a porteira, o advogado e outros personagens e com eles passa a experimentar todas as situações vividas pela humanidade: do casamento à separação e da angustiante espera ao eterno recomeço.
A encenação procura explorar as metamorfoses que o texto propõe, por meio de imagens construídas que se figuram e desfiguram diante do olhar do espectador–sonhador. As transformações cênicas acontecem numa alusão direta ao fazer teatral, referência extraída da leitura do texto. A troca de figurino e de cenário acontece diante do espectador, chamando-o a participar da construção cênica, de um grande espaço de jogo. Com essa montagem, a Cia. EnvieZada, produtora da peça, traz à cena atual os mesmos questionamentos que fez o autor na sua época. “Ao montar esse texto procuramos suscitar a construção de imagens inspiradas pela dramaturgia, imagens estas que remetem à solidão, à espera, ao remorso, às limitações e frustrações do ser humano moderno”, diz o diretor Zé Alex Oliva.

No elenco estarão inúmeros atores entre eles os dois globais Guilherme Winter (professor de geografia da Malhação) e Helga Nemeckyz (Zorra Total). A Cia. EnvieZada trabalha com a proposta de unir profissionais multidisciplinares provenientes do cinema, música, literatura e formação técnica. Tal característica fortalece uma dramaturgia em sintonia com a atualidade.

SERVIÇO
De 02/03 a 18/03/07 – sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h
Teatro Novelas Curitibanas
(Rua Carlos Cavalcanti, 1.222)
Ingresso: 01 lata de leite em pó
Informações: 3321-3358