2012 está apenas começando e muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte. Ano novo também se apresenta como momento bastante propício para necessárias mudanças e reparar o que não está funcionando. É assim que a direção da Record deve pensar e não como aqueles que sempre prometem o início do regime numa segunda-feira.
É impossível enumerar ou relacionar os inúmeros erros cometidos ao longo dos últimos anos, nunca por falta de dinheiro, mas pela absoluta falta de competência da sua direção.
Quiseram porque quiseram e sempre acharam que deveria ser assim, copiar o modelo da Globo, inclusive buscando nomes bastante parecidos com os títulos de programas da primeira colocada. Isso nunca funcionou. Ao contrário, a Record nunca conseguiu superar a marca de um simples rascunho. Tudo isso custou muito caro, em valor bem superior à capacidade de quem esteve à frente dos trabalhos.
Ou a Record, de uma vez por todas, se posiciona, muda radicalmente e procura encontrar o seu próprio caminho, ou se insistir no erro terá um ano ainda pior que todos os outros. E o caminho mais curto para essa necessária virada, sem dúvida, é a sua profissionalização.

Reality da Juliana

A segunda temporada do reality Por um Fio, sob o comando de Juliana Paes, estreia hoje, às 22h30, no GNT. Os cabeleireiros disputam o prêmio de R$ 100 mil, participando de um desafio diferente a cada semana.  O programa, em 12 episódios, já está inteiramente gravado.  A atriz, portanto, fica ligada na TV paga, enquanto não começam as gravações da novela Gabriela.

Série cancelada

Uma das apostas da Bandeirantes para 2012, a série The Nanny não vai mais sair mais do papel. Foi cancelada. Com base em original da Sony, ela seria realizada em parceria com a produtora Floresta, da executiva Elisabetta Zenatti, e protagonizada por Daniele Valente. Entre os motivos para sua interrupção, o valor do projeto, considerado muito alto, de acordo com setores da emissora.

Embarcou nessa

O bebê, de uma entrevista da Christiane Torloni em momento de maior euforia no Rock in Rio, passou a ser utilizado pelo autor Aguinaldo Silva como um dos bordões da personagem Tereza Cristina em Fina Estampa. E sempre colocado com muita precisão.

Planos

O SBT deve ficar, ao longo de todo este ano, com apenas duas novelas. A desarquivada Corações Feridos e a infantil Carrossel, que terá os seus trabalhos estendidos durante toda a temporada. Uma próxima, do Tiago Santiago, terá a sua produção iniciada entre setembro e outubro, mas para estrear apenas em 2013.

Longa de suspense

O filme O Lobo Atrás da Porta tem o seu lançamento previsto ainda para o primeiro semestre deste ano. Dirigida por Fernando Coimbra, a trama se desenvolve a partir do sequestro de uma criança. Nos principais papéis, Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento, Tamara Taxman e Juliano Cazarré.

Está apertado
As gravações da novela Rebelde, da Record, ainda não entraram no ritmo desejado. Estão atrasadas. Nem mesmo o corte das folgas durante as festas de fim de ano serviu para aliviar alguma coisa.

Em compensação

Mesmo com todo esse aperto, a direção da Record está satisfeita com os resultados de Rebelde, que, na verdade, são muito positivos. O início da segunda temporada, a partir de março, já está confirmado.

Pegou

O apelido do Boni, Bombom, que a intimidade reservava para poucos, foi revelado por Marília Gabriela na entrevista concedida ao De Frente com Gabi no fim do ano passado.
A partir daí, muitos se acharam no direito de chamar o ex-diretor da Globo desse jeito.

Exame de consciência

O Pânico não conseguiu repetir em 2011 as audiências dos anos anteriores. O programa esbarrou em dois velhos dos seus mais antigos problemas, a mesmice e o excesso de violência em alguns quadros. Os seus responsáveis entendem que muita coisa deve ser repensada para esta nova temporada, inclusive no que diz respeito aos seus participantes.

Duração

O programa Mulheres Ricas, em exibição nas noites de segunda-feira da Bandeirantes durante as férias do CQC, terá o seu último episódio apresentado em 5 de março.
Já está todo gravado. Aliás, o fato de o MR estar inteiramente finalizado se transformou num problema para a emissora. Isso impediu que alguns veículos internacionais pudessem acompanhar os bastidores de gravação do programa. Agora, só na próxima temporada, se ela for aprovada pela parceria Band e Eyeworks-Cuatro Cabezas.

A volta do CQC

E já se pode anunciar para 12 de março, a exibição do primeiro programa ao vivo do CQC este ano. Fica, desde já, a expectativa para uma novidade ou não na bancada do programa. Garantidos mesmo, Marcelo Tas e Marco Luque.


BATE – REBATE

  • No banco de elenco da Record só serão mantidos os atores considerados indispensáveis.
  • Todos os demais não terão os seus contratos renovados.
  • Fausto Silva está em férias na Europa. O Domingão continua com programas inéditos, mas só voltará ao vivo no dia 5 de fevereiro.
  • Na MTV existem planos para otimizar o aproveitamento da apresentadora Ellen Jabour.
  • Há um certo probleminha envolvendo os participantes do SP Acontece na Bandeirantes no que diz respeito a ações de merchandising.
  • Parece que não está havendo, por parte da emissora, interesse em distribuir melhor os trabalhos.
  • Levantamento: Tapas & Beijos foi uma das grandes alegrias da Globo no ano passado.
  • A média de audiência alcançada pela série, segundo números do Ibope na Grande São Paulo, chegou a 29 pontos.
  • Ao contrário do que aconteceu no ano passado, desta vez, a InterTV Nova Friburgo, afiliada da Globo na região serrana do Rio, não sofreu qualquer tipo de prejuízo com as chuvas na região.
  • Em 2011, com os fortes temporais, a sede da emissora ficou alagada e carros de reportagem também foram danificados.


C´est fini
Cabeça nova no Fantástico, o casseta Cláudio Manoel tem contribuído com ideias e trabalhos bem interessantes na nova fase do programa.
O quadro O que vi da Vida, por exemplo, foi um dos seus achados. Desde a escolha dos focalizados à sua realização, há um grande acerto.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!