Nesta sexta-feira (16), deficientes visuais de Uberaba, em Minas Gerais, fizeram uma manifestação pedindo melhorias em vários pontos da cidade, principalmente no que diz respeito ao trânsito, para facilitar a acessibilidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, aproximadamente 27 milhões de pessoas são portadoras de alguma deficiência física. Quase 17 milhões têm deficiência visual.

Os deficientes dizem que muitas vezes pedem ajuda para atravessar a rua e frequentemente recebem ‘não’ como resposta. Já houve ocasiões que recebi ajuda, mas a pessoa me ajudou até a metade da avenida e me deixou no canteiro que divide a pista, contou o estudante David Braga.

A ajuda é sempre bem vinda, contudo é preciso saber ajudar. A gente orienta que para ajudar atravessar a rua o correto é pegar no cotovelo, porque fica mais fácil comunicar quando há um obstáculo, explicou Braga.

Em muitos lugares um semáforo com aviso sonoro poderia facilitar a vida das pessoas com pouca visão, mas em toda a cidade apenas quatro deles são sonoros. Outra dificuldade é a falta de uma campainha alertando a saída e entrada de carros nos estacionamentos.