Uma nova ferramenta vai facilitar a vida de quem pretende adotar um dos animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses de Pinhais e não quer (ou não pode) ir até lá para isso. No site da Prefeitura, o banner Adote um Cãozinho direciona o interessado para uma página onde constam, além da foto dos bichos, as suas principais características e os motivos que o levaram até lá. A iniciativa é inédita e faz parte de uma campanha municipal para a reinserção dos animais no convívio familiar que inclui, entre outras coisas, a vacinação prévia e castração de todos os animais doados.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Cristiane da Conceição de Barros, a opção de acessar esse tipo de informação na rede serve para encurtar distâncias. Às vezes, as pessoas até sabem da existência desse serviço, mas não associam o projeto a uma possibilidade real, explica. Com a informação pela internet, ao contrário, a pessoa acaba se inteirando mais da ideia, independente de onde esteja fisicamente, e isso aumenta as chances dos animais serem adotados.

Para a gerente, no entanto, tão importante quanto encontrar um novo lar para os mascotes é conscientizar a população sobre a guarda responsável dos animais domésticos. Por isso, além da campanha de doação, o CCZ também desenvolve um projeto junto às crianças da cidade com o objetivo de ensinar os pequenos a valorizarem os seus bichinhos de estimação e serem responsáveis por eles. Quem quer ter um animal precisa saber que ele vai viver de 15 a 18 anos e que nesse tempo será preciso cuidar dele. É uma responsabilidade para toda a vida, completa.

Controle — Desde 2009, a Prefeitura de Pinhais desenvolve um programa de castração em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto busca esterilizar os pets de modo a diminuir a quantidade de animais pelas ruas, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito, ataques a seres humanos e o surgimento de focos de doenças. A iniciativa atende famílias com renda bruta mensal de até três salários mínimos, cujos mascotes tenham entre quatro e seis meses de vida, mediante avaliação dos veterinários do CCZ.
Além disso, todos os meses, a cidade recebe a visita do Ônibus Castramóvel da UFPR. O veículo reforça os atendimentos no CCZ em uma espécie de mutirão de atendimentos, que registra uma média de 20 esterilizações em cada passagem pela cidade.