O Atlético superou um erro grosseiro do árbitro José de Caldas Souza e venceu por 2 a 1 o Criciúma, ontem à noite, no jogo de ida da 2ª fase da Copa do Brasil. A partida de volta acontecerá na próxima quinta-feira, na Vila Capanema. O gol fora de casa é critério de desempate. Com isso, o time paranaense pode até perder por 1 a 0 para ficar com a vaga. Quem se classificar, pega o vencedor do duelo entre Chapecoense e Cruzeiro.
No jogo de ontem, em Criciúma, o lance crucial ocorreu aos 20 minutos do 2º tempo, quando o Atlético vencia por 1 a 0. O goleiro Vinícius se preparava para repor a bola em jogo, quando o atacante Zé Carlos, do Criciúma, roubou a bola com um cabeceio e marcou o gol. Os jogadores atleticanos protestaram.

O ex-árbitro Leonardo Gaciba confirmou o erro. Foi um gol irregular com erro primário da arbitragem, afirmou, para a rádio 98. A partir do momento que o goleiro faz a defesa ele tem seis segundos para repor. Se quiser quicar, se quiser fazer embaixadinha, pode fazer tudo, desde que não coloque a bola em jogo. Se o atacante atrapalhar, é infração, inclusive passível de cartão amarelo, completou.

O livro de regras do futebol, disponível no site da CBF, traz nas páginas 86 e 87 essas explicações. O ato de impedir que o goleiro solte a bola com as mãos constitui uma infração, diz o texto. O goleiro estará de posse da bola: enquanto a bola estiver em suas mãos ou entre sua mão e qualquer superfície (por exemplo: o solo, seu próprio corpo), enquanto segurar a bola em sua mão aberta estendida e enquanto bater a bola no solo ou lançá-la ao ar, determina.

O resultado de ontem encerrou um jejum de 24 anos sem vitórias do Atlético no Estádio Heriberto Hulse. Depois disso, foram oito confrontos no local – a vitória de ontem, mais cinco derrotas e dois empates.
O atacante Guerrón marcou dois gols ontem e chegou à marca de seis em 2012. É o vice-artilheiro do time na temporada, atrás de Bruno Mineiro, com oito gols. O equatoriano, porém, tem melhor média, já que disputou apenas sete jogos no ano.

Sem Paulo Baier, poupado, o Atlético começou no mesmo 4-2-1-3 utilizado em toda a temporada. Os desfalques eram Bruno Mineiro, Marcelo, Rodolfo, Renan Rocha, Renan Teixeira e Pablo.

O Atlético dominou o jogo no 1º tempo e criou quatro chances com passes rápidos no ataque. Zezinho e Ligüera eram os destaques. Aos 33 minutos, abriu o placar. Ligüera lançou, Guerrón entrou livre na área e chutou no canto. O Criciúma demonstrou nervosismo e abusou do antijogo. Quando tentou atacar, parou na eficiente linha de impedimento adversária.

No 2º tempo, o técnico Carrasco promoveu as estreias de Rafael Schimtz e de Patrick. O Criciúma ganhou um gol de presente da arbitragem aos 20 minutos. Aos 28, Edigar Junio rolou para Guerrón fazer 2 a 1.

CRICIÚMA x ATLÉTICO
Criciúma: Andrey, Fabinho Capixaba, Anderson Conceição, Ozéia e João Paulo (Diego Oliveira), Jackson, Itaqui, Diego Felipe (Cristiano) e Lucca, Gilmar (Romero) e Zé Carlos. Técnico: Silvio Criciúma
Atlético: Vinicius; Gabriel Marques, Manoel, Gustavo e Héracles; Deivid, Zezinho e Ligüera (Patrick); Guerrón, Marcinho (Edigar Junio) e Ricardinho (Rafael Schmitz). Técnico: Carrasco
Gols: Guerrón (33-1º e 28-2º) e Zé Carlos (20-2º)
Cartões amarelos: Manoel, Deivid, Zezinho, Liguera, Guerrón (A). Fabinho Capixaba, Ozei, Zé Carlos (C).
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Público: pagantes (total)
Renda: R$
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma

Primeiro tempo
5 – Bola fácil para a defesa do Criciúma. Fabinho Capixaba recua de cabeça e quase marca contra. Andrey salva.
8 – Guerrón cruza rasteiro. A bola atravessa a área. Na 2ª trave, Liguera chuta no canto. Andrey faz grande defesa.
12 – Zezinho acerta passe em profundidade. A defesa corta mal e Marcinho fica na cara do gol. Ele chuta e Andrey salva.
15 – Guerrón e Zezinho fazem boa jogada e Marcinho fica livre na área. Ele se atrapalha e Andrey defende.
17 – Itaqui cobra falta para a área. Vinícius sai mal, mas a bola vai para fora.
20 – Zezinho tabela com Ligüera e tenta o gol por cobertura. A bola passa perto, ao lado.
22 – Gabriel Marques e Vinícus fazem lambança. A bola sobra para Gilmar, que chuta para fora e perde um gol feito.
24 – Falta perto da área. Lucca chuta forte. Vinícius espalma.
33 – Gol do Atlético. Liguera lança de antes do meio-campo. Guerrón entra em velocidade e toca no canto.
43 – Gilmar invade a área e é desarmado por Zezinho. O Criciúma pede pênalti.

Segundo tempo
4 – Gabriel Marques cruza. Ricardinho domina na área e rola para Liguera. A defesa salva.
5 – Depois de escanteio, a bola sobra para Guerrón, quase na pequena área. Ele chuta e Andrey defende.
6 – O Criciúma pede pênalti de Héracles em Gilmar.
7 – O Atlético pede pênalti, em toque de mão de Conceição.
17 – Zé Carlos divide com Gustavo, cai na área e pede pênalti.
20 – Gol do Criciúma. Vinícius quica a bola no chão. Zé Carlos rouba de cabeça, domina e chuta para o gol vazio.
28 – Gol do Atlético. Héracles lança. Edigar Junio dispara, dribla Andrey e rola para Guerrón completar para o gol vazio.
33 – Depois de confusão na área, Conceição fica livre e cabeceia no canto. Vinícius defende.
38 – Lançamento para a área. Conceição cabeceia. Vinícius rebate mal, mas se recupera em seguida.