O presidente da Fifa, Joseph Blatter, encaminhou carta à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, aceitando o convite para discutir o projeto da Lei Geral da Copa. O dirigente suíço queria que o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, o representasse no encontro sobre o tema em Brasília, mas os senadores não concordaram com a ideia, em retaliação à declaração dele de que o Brasil precisaria de um “chute no traseiro” para apressar o andamento das obras para o Mundial de 2014.
Diante da negativa do Senado em receber Valcke, por causa da polêmica declaração, a Fifa chegou a afirmar na semana passada que Blatter não viria ao Brasil para discutir a Lei da Copa como queriam os senadores. Com isso, a entidade ficaria de fora da discussão do projeto que mais lhe interessa no Congresso Nacional. Mas houve um recuo do dirigente suíço, para chegar a um entendimento e tentar acelerar a votação da legislação. A informação da carta de Blatter aceitando o convite foi lida ontem. No documento enviado, o presidente da Fifa pede que seja negociada uma data para sua presença na audiência em Brasília.

Copa 2014 (II)
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, qualificou de “desprezíveis” os atrasos em obras de estádios para a Copa do Mundo de 2014. Na semana passada, o governo federal divulgou um balanço mostrando que o cronograma não chegou nem à metade em oito das 12 arenas que estão sendo construídas para o evento. Mas ele minimizou o problema ao participar ontem de audiência na comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado.Não há atraso significativo nem no Beira-Rio. É possível recuperar em todos os casos”, disse o ministro, lembrando que o estádio em Porto Alegre tem apenas 20% das obras já realizadas.

Vasco
O clássico de sábado entre Vasco e Flamengo ainda gera polêmica no Rio. Mais uma confusão surgiu ontem, quando a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) republicou a súmula do árbitro Wagner dos Santos Rosa e a relação dos atletas aparecia modificada. No dia anterior, os nomes dos vascaínos Eduardo Costa, Rodolfo, Fagner, Fellipe Bastos e Diego Souza vinham acompanhados da letra “V” (vermelho), que foi apagada com tinta corretiva nesta terça. Segundo Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj, a marcação inicial foi feita porque um funcionário da federação leu a súmula e entendeu que os jogadores haviam sido expulsos após o clássico, por tentativa de agressão e ofensas ao árbitro. Trata-se de um procedimento para controle interno da entidade. A correção foi feita depois que Marcelo Viana consultou o presidente da Comissão de Arbitragem da Ferj, Jorge Rabello, e o procurador do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio, André Valentim, que interpretaram que não houve expulsões de fato, pois o árbitro não pôde apresentar os cartões vermelhos nem comunicar os atletas do fato.

Flamengo
Adriano vai ser submetido a uma nova cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo na próxima sexta-feira. O médico do Flamengo e da seleção brasileira, José Luiz Runco, vai comandar o procedimento, que tem por objetivo corrigir a cicatrização de uma operação anterior no local. O tendão não readquiriu elasticidade total e ameaça provocar uma lesão no tendão do pé direito, que, por enquanto, está saudável

Botafogo
A diretoria do Botafogo optou por aplicar uma multa ao atacante Jobson, como punição pela discussão com o fisiologista Altamiro Bottino na semana passada. O jogador recebeu liberação para voltar ao clube e reiniciar o tratamento de uma lesão muscular. Assim que ele se recuperar e puder retornar aos treinamentos, uma nova reunião será realizada para discutir o caso.

Alemanha
A cinco rodadas do fim do Campeonato Alemão, Borussia Dortmund e Bayern de Munique fazem hoje um jogo com clima de final. Líder com três pontos de vantagem sobre o adversário, o Borussia Dortmund ficará muito perto do bicampeonato se vencer. E o Bayern assumirá a liderança pelo saldo de gols se conseguir a vitória na casa do adversário. Depois de um começo de campeonato irregular, o Borussia Dortmund embalou e já está há 23 rodadas sem perder – de janeiro para cá foram dez vitórias e dois empates. O Bayern tem uma trajetória diferente. Atropelou no início (chegou a ganhar dez jogos seguidos sem levar gol), caiu de rendimento e vem reagindo nas últimas rodadas.

Inglaterra
O Liverpool conseguiu uma vitória heroica nesta terça-feira, ao bater o Blackburn por 3 a 2, fora de casa, pelo Campeonato Inglês. Os visitantes abriram 2 a 0 logo no início, mas levaram o empate depois que o goleiro brasileiro Doni foi expulso, ainda no primeiro tempo, ao cometer um pênalti. O substituto, Brad Jones, defendeu a cobrança de Yakubu, mas depois levou dois gols. Quando parecia que a igualdade seria mantida, Andy Carrol garantiu os três pontos no acréscimos. O resultado levou o Liverpool aos 46 pontos, na oitava posição do Campeonato Inglês, ainda longe da zona de classificação para competições europeias. O Newcastle, quinto colocado, que hoje iria para a Liga Europa, tem 59 pontos. Ja o Blackburn perdeu a chance de fugir da zona de rebaixamento. A equipe é a antepenúltima da competição, com 28 pontos.

Santos
Com menos da metade do time titular – isso pouco importava, porque as atenções de todos eram quase só para Neymar -, o Santos Futebol Clube desfilou ontem pela Câmara dos Deputados, em Brasília, na sessão de homenagem aos 100 anos de fundação do clube, que serão completados no sábado. Foi aplaudido como se tivesse acabado de conquistar mais um título mundial, embora ainda esteja na metade de dois campeonatos, a Libertadores e o Paulistão.