O Festival das Flores, o Hana Matsuri, realizado neste final de semana na Praça do Japão, em Curitiba, tem boas chances de ser incluído no calendário oficial de eventos da Capital. Na sexta-feira passada, o vereador Jorge Yamawaki protocolou na Câmara Municipal, o projeto de Lei requerendo a inclusão da festa no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba. Ainda no sábado, quem passou pelo centro acabou participando da primeira comemoração do Dia Municipal do Kung Fu, com apresentações de academias além de exposição da cultura chinesa.
As duas manifestações no final de semana de Curitiba não foram mera coincidência. Há anos a cultura vinda do Oriente, especialmente do Japão e China, se insere na cultura da Capital paranaense e, a cada ano, ganha mais espaço. Hoje, existem cerca de 35 mil descendentes japoneses na região de Curitiba e esta grande miscigenação foi incorporando ao povo curitibano traços culturais que engrandeceram o desenvolvimento da cidade em muitos aspectos, como arte, cultura, língua, crenças e conhecimentos, diz Yamawaki.
Além disso, o vereador justifica que ter o Hana Matsuri como manifestação tradicional — está na sua 13ª edição —, assim como já ocorre com outras festas da colônia nipo-brasileira de Curitiba, atrai visitantes de cidades próximas e também do interior, movimentando inclusive a economia de Curitiba.
São três as grandes festas da colônia. O Imin Matsuri, em junho, comemora a chegada dos primeiros japoneses ao Brasil e reúne mais de 100 mil pessoas a cada edição. O Haru Matsuri, em setembro, comemora a primavera, e também tem participação de milhares de pessoas. O Haru Matsuri já teve 70 mil visitantes na festa.
11 de abril — Em Curitiba, todo dia 11 de abril a partir deste ano é comemorado o Dia Municipal do Kung Fu, que nada mais é que uma maneira de enaltecer a cultura chinesa. As comemorações neste primeiro ano da data ocorreram na Boca Maldita, no sábado. Academias da arte marcial chinesa fizeam apresentações especiais, mostrando diversos aspectos da atividade, do rigor técnico aos benefícios que o esporte traz para a saúde dos praticantes.
Aainda houve exposição de arte chinesa, acupuntura, massoterapia, dança e exibição da arte marcial, com simulação de combates com armas típicas. É uma oportunidade de valorizar a cultura e a comunidade chinesa, que tanto contribuem para nossa sociedade, comentou o vereador Professor Galdino, autor da lei que instituiu o Dia do Kung Fu.