Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), devem seguir o movimento nacional hoje, e parar as atividades. Está marcada para começar hoje e avançar pelo final de semana mais uma reunião entre o governo federal e a Associaçção Nacional dos Docentes nas Instituições Federais do Ensino Superior (Andes). Enquanto o comando nacional negocia em Brasília, nos estados os docentes se reúnem para discutir um possível indicativo de greve para este ano. Na UFPR assembleia está marcada para as 15h30, no auditório do Centro Politécnico.

A assembleia na Federal vai discutir ainda as negociações com o governo federal, andamentos da pauta local e o lançamento da campanha para estabelecimento do limite máximo de 12 horas semanais em sala de aula. O dia nacional de paralisação foi decidido na última reunião do Setor das Federais do Andes-SN, que ocorreu nos dias 29 e 30 de março.
O movimento docente nacional indicou a realização de mobilização e paralisação nacional nos mesmos dias que ocorrem as mesas de negociação. O objetivo é pressionar o governo a avançar na reivindicação da categoria. Os professores da UFPR fizeram uma greve em setembro do ano passado. Eles ficaram parados por 11 dias. Já os servidores técnico-administrativos também fizeram uma greve, mas de três meses.