Quem passar pela frente de uma das lojas Tok Stok de Curitiba até o final de maio vai ter uma surpresa. No pátio da loja esta em exposição o Cocoon, uma casa conceito desenvolvida pela empresa curitibana Tecverde, que propõe uma solução inteligente e sustentável de moradia em apenas 18 m².

Para se ter ideia, o pequeno espaço aproveita cada metro quadrado com o máximo possível de funcionalidade. Com as medidas de 3 metros de altura, 6 de comprimento e 3 de largura, e possível se ter sala, cozinha, quarto, escritório, lavanderia e banheiro.

Além disso, o Cocoon possui sistema de automação de câmeras, sistema de segurança e iluminação por celular; isolamento térmico e acústico integral, iluminação LED e painéis solares para aquecimento de água. Na unidade conceito ainda pode ser instalado um sistema de reaproveitamento de água da chuva e tratamento de esgoto local (quando não há conexão com a rede). Outro diferencial é o teto verde, que utiliza matéria prima renovável e proporciona maior conforto térmico e acústico.

O objetivo e oferecer uma opção descolada, compacta, sustentável e inteligente de moradia. O objetivo é levar uma proposta para vilas universitárias, vilas de obras de grande porte, casas de praia ou de campo,conta o diretor geral da Tecverde, Caio Bonatto.

Por enquanto, o Cocoon fica em exposição no pátio da Tok Stok até o dia 24 de maio, mas a ideia é levá-lo para outros locais e coletar a opinião e aceitação do publico em geral, para em 2013 transformá-lo em um produto vendável. Queremos colocar o Cocoon a venda pela internet, com opções de personalização e entrega em 15 dias.

A personalização foi inclusive um grande diferencial na nova casa conceito da Tecverde. Para trazer a arte ao cotidiano das pessoas, o primeiro Cocoon foi revestido com a obra do artista plástico André Mendes e decorada com os produtos da Tok Stok, parceira no projeto ao lado da Paysage.

Fiquei encantado com a Tecverde e bastante feliz em fazer parte desse projeto que nada mais é do que uma maneira sustentável de construir. Para este primeiro Cocoon escolhemos essa versão que remete a algo mais espacial. Foi uma semana de trabalho, com dedicação extrema, afirma o artista.

O publico que esteve presente no evento de lançamento na ultima terça-feira, 24, se surpreendeu positivamente com a novidade. Achei ótimo, já conhecia a adaptação de containers, mas não com woodframe. O Cocoon tem que ser a casa do futuro, não temos mais saída, opinou o arquiteto Ronaldo Leão Rego.

O gerente regional Endeavor Paraná, Leonardo Frade, também esteve no lançamento e elogiou a iniciativa da empresa, que inclusive esta concorrendo pelo titulo de Empresa Endeavor, que são eleitas por grandes empresários brasileiros por terem potencial de serem líderes no seu mercado atuante. Considero uma iniciativa inovadora que tem histórico de successo no exterior, como nos EUA e em Amsterdam, e tem tudo para dar certo aqui no país, disse.

Como surgiu a ideia

O Cocoon é um projeto desenvolvido pela Tecverde, com a coordenação do arquiteto Pedro Moreira e possui 18 metros quadrados bem aproveitados. Segundo Moreira, a ideia do Cocoon foi inspirada no conceito europeu de viver “small footprint living”, ou seja, com pequena pegada de carbono. Utilizamos materiais sustentáveis e o máximo de aproveitamento de espaço, mas procuramos nos diferenciar dos containers usados no exterior. As dimensões são maiores que as de um container, além do material diferenciado, explica.

Bonatto complementa: O projeto foi concebido baseado nas arquiteturas navais e japonesas, que são boas em aproveitar pequenos espaços. Temos o conceito de que cada espaço pode ter muito mais do que apenas uma única funcionalidade. Há situações em que basta um pequeno espaço com todas as funções que a pessoa precisa – quarto, cozinha, lavanderia, banheiro, sala de jantar e estar. Conseguimos colocar tudo isso em 18m².

Tecnologia e sustentabilidade

O próprio material com que foi feito o Cocoon já é um diferencial. O woodframe, tecnologia trazida pela Tecverde da Alemanha, é altamente durável e garante sustentabilidade ao longo de todo o processo, com redução de emissão de CO2 na construção, melhor eficiência térmica e ainda prazos de construção reduzidos em até seis vezes.

O Cocoon representa o conceito de inovação em sustentabilidade e experiência de construção que a Tecverde desenvolve. Não somos uma construtora boa em empilhar tijolos. Somos excelentes em levarmos para o mercado as soluções mais eficientes e avançadas para construção. O Cocoon é um exemplo de inovação para o mercado que ele propõe atingir, diz.

O Cocoon ficará em exposição na loja da Tok Stok da Martim Afonso ate o dia 24 de maio, de terça a domingo. O horário para visitação será das 9h às 20hs.

Sobre a Tecverde e o Woodframe

Localizada em Curitiba e desde 2010 atuando no sul e no sudeste brasileiro, a Tecverde se baseia em um conceito inovador de construir casas no Brasil. As grandes dificuldades encontradas no meio tradicional de construção de casas, como custos e prazos incertos, comum em um mercado dependente de mão-de-obra pouco qualificada e com baixos níveis de industrialização, são eliminadas no processo de construção Tecverde.

A tecnologia utilizada, chamada de woodframe,foi a escolhida, pois foi a que melhor conseguiu reunir aspectos de industrialização (sem limitar a flexibilidade de personalização dos projetos), agilidade, conforto e sustentabilidade. As casas Tecverde são produzidas em um prazo até seis vezes menor que o processo de construção tradicional e ainda reduz os desperdícios em até 85% e as emissões de CO2 em até 80%.

Além disso, os benefícios para o meio ambiente e para o bolso continuam depois da obra entregue, gera economia de 20 a 25% devido ao sistema térmico-acústico que oferece eficiência térmica duas vezes superior a uma casa convencional.

A Tecverde oferece uma tecnologia avançada, mas com a mesma ou melhor sensação, estética, resistência, durabilidade, solidez, flexibilidade de uma casa de tijolos e concreto, ressalta Bonatto.

Essa tecnologia foi transferida da Alemanha para a Tecverde com apoio técnico de um convênio com o Ministério da Economia de Baden Wurttemberg e apoio da FIEP, SENAI e outras 34 empresas. Aqui no Brasil foi topicalizada, isto é, foi adaptada em relação a algumas características presentes na tecnologia utilizada no exterior.

SERVIÇO
Conheça o Cocoon
Local: pátio da loja Tok Stok (Rua Capitão Souza Franco, 753 – Bigorrilho)
Horário: das 9 às 20h de terça a domingo, ate o dia 24 de maio
Entrada gratuita