Será encerrado hoje, no Parque da Ciência Newton Freire Maia, antigo Parque Castelo Branco, em Pinhais, o 26º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), aberto na sexta-feira passada. Realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Acrux Aerospace Technologies, além de outras instituições de ponta, o EREA promoveu palestras e curiosidades da área, além de trazer diversão aos professores e estudantes. O evento de Pinhais foi dedicado especialmente à astronáutica e contou com o lançamento demonstrativo de um foguete de sondagem de pequeno porte.
A programação de hoje começa às 8 horas, com a visita ao Parque da Ciência. Às 9 horas, tem o projeto da carga útil para foguetes, seguida da montagem da carga útil para foguetes. Às 11 horas está previsto a Integração ao FOG1KP e o seu lançamento às 13h30. Uma hroa depois deve ser feito seu resgate e análise de voo. A palestra de encerramento acontece às 16 horas.

A proposta central do EREA é discutir e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. Queremos ainda promover a integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos, destaca João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Domingo — Muita gente compareceu ao Parque Newton Freire Maia, ontem. Logo cedo aconteceu uma palestra sobre  introdução às Tecnologias de Foguetes, projeto de Foguetes a Água e m ontagem de kits de robôs. De tarde, houve a construção da base de lançamento e a construção de Foguetes a água, que foi seguida pela competição de Foguetes a água já no meio da tarde.
De noite, os atrônomos,  estudantes e curiosos fizeram a observação do céu, com uma seção no Planetário.