Um relatório de segurança liberado pela empresa de antivírus McAfee aponta o maior número de malwares ativos em quatro anos, com um total de 83 milhões de tipos do código malicioso.
Apenas os famosos Cavalos de Troia do tipo ‘roubo de senhas’ conta com 200 mil novos tipos. Os rootkits, programas invisíveis, projetados para permitir acesso privilegiado ao computador do usuário, também aumentaram.
Inclusive, segundo o relatório, os rootkits são “um dos piores tipos de malware.” O Koutodoor foi o malware que se espalhou mais rapidamente no último trimestre. O software é “assinado” por uma fonte que diz aos usuários ser seguro instalar aquele programa.
O relatório da McAfee também aponta um aumento absurdo no volume de malwares que atacam dispositivos móveis que possuem sistema Android. O número total de ameaças identificadas para Android praticamente quadruplicou nesse primeiro semestre, chegando a 8 mil tipos ativos. No entanto, a maior parte delas não veio de aplicativos baixados no Google Play.