Começou ontem, a Operação Fronteira Sul I, coordenada pelo Exército Brasileiro e com a participação da Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná e Polícia Civil do Paraná. A participação da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército na Operação se desenvolve na área de fronteira que se estende do Rio Uruguai (SC), junto ao município de Itapiranga, à cidade de Guaíra, no Oeste paranaense. Nesta faixa estão sendo empregados aproximadamente mil soldados e dezenas de viaturas militares.

O objetivo da Operação Fronteira Sul é o combate, através da prevenção e repressão, aos delitos transfronteiriços, por meio do estabelecimento de Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), patrulhamento da linha de fronteira, fiscalização de produtos controlados (explosivos, armas, munições) e realização de Ações Cívico-Sociais nas cidades de Francisco Beltrão e Guaraciaba.
Amparada nas Leis Complementares Nr 097, de 09 de junho de 1999, e Nr 117, de 2 de setembro de 2004, a operação também visa o adestramento militar por meio de atividades permanentes de planejamento e execução relacionadas com atividades operacionais, logísticas, de inteligência, de comunicação social, de assuntos civis e gerenciamento de pessoal. A Operação Fronteira Sul se estende até 1º de junho.