Neste sábado a ONG Pense Bicho realiza uma ação educativa e gratuita no Parque Barigui. A ação, de cunho educacional voltada para crianças, apresenta uma peça teatral que ensina e dá dicas de como cuidar melhor dos animais de estimação, com foco na conscientização para a guarda responsável desses animais. Inspirada na obra Bicho não é Lixo, da autora e presidente de honra da ONG, Karin Birckholz, a apresentação dá continuidade ao projeto da Pense Bicho, que em 2011 realizou diversos encontros em escolas da rede municipal de Curitiba.
Temos como objetivo educar e sensibilizar crianças e também adultos para os cuidados que os animais de estimação necessitam. A atitude começa na mudança de valores e no respeito ao ser humano. Adotar um bichinho é uma atitude humana, mas essa atitude precisa continuar durante toda a vida do animal, para que ele não sofra e não seja abandonado, avalia Karin.
A peça Bicho não é Lixo conta a história de um cachorro abandonado pelos seus donos, que sai em busca da vida livre nos campos. Na sua caminhada encontra outros animais que se unem a ele em busca de liberdade e apreço. Os personagens mostram seus anseios por respeito, falam de relações de troca na sociedade e percebem que tudo no mundo está interligado.
A apresentação acontece no sábado, no Parque Barigui (ao lado do Salão de Atos do Parque e do Restaurante Maggiore), a partir das 11h. A entrada é gratuita. Mais informações: www.pensebicho.org.
A ONG — A Pense Bicho é uma organização sem fins lucrativos e tem cunho 100% educativo e social que alerta, informa e conscientiza o cidadão urbano em relação a guarda responsável de animais domésticos. As atividades iniciaram em 1998, com a elaboração e distribuição de folders educativos em bairros e terminais de ônibus de Curitiba e municípios vizinhos. Nos anos seguintes foi desenvolvido o projeto Senhores professores para sensibilizar o corpo docente e discente de escolas públicas e particulares sobre a temática.
Os projetos buscam esclarecer as causas e não as consequências desta problemática e tem como meta uma mudança de valores, e acredita na necessidade de educação permanente da sociedade.