Após dez dias de folga, o Coritiba se vê entrando no mês mais vazio até agora na temporada. Em junho, o time tem apenas seis partidas programadas, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Nos meses anteriores, eram pelo menos sete jogos. Ou oito. E, pelo menos até o último trimestre, não há perspectiva de ter um mês com menos jogos.
Parte dessa redução no número de partidas ocorreu por causa da folga do calendário com uma semana de compromissos da seleção brasileira. O Coritiba, por exemplo, jogou pela última vez em 27 de maio – perdeu para o Botafogo por 3 a 2 – e volta a campo amanhã, quando enfrenta a Portuguesa. Nesse período, o técnico Marcelo Oliveira aproveitou para aplicar diversos treinamentos que, nas outras semanas, era, segundo ele, impossível.
Em vários aspectos isso foi bom. Os jogadores vinham muito desgastados. E tivemos a possibilidade de fazer trabalhos que não faz quando tem jogo quarta e domingo, afirmou ele. É impossível, por exemplo, fazer um trabalho de finalização. Quando faz muito (trabalho de) chute, vai gerar lesão muscular. Mas nesses dias a gente pôde apurar um pouquinho mais isso.
O número de jogos reduzidos, entretanto, contrasta com a importância desses duelos. Último colocado no Brasileirão, o time precisa de vitórias a curto prazo para deixar a incômoda posição. Não podemos mais dar vacilo. No ano passado, tivemos vacilos. No final, precisamos dos pontos e a gente não obteve, falou o meia Everton Ribeiro. E, entre as quatro rodadas do Brasileirão previstas para este mês, há as semifinais da Copa do Brasil, diante do São Paulo.
Na Copa do Brasil, um triunfo coxa-branca nas semifinais fará com que a equipe tenha duas partidas a mais no calendário. Uma delas pode ser em junho – seria o 7º jogo no mês – e a outra será obrigatoriamente em julho. A CBF não definiu as datas das finais, mas, no calendário ora estabelecido, há três possibilidades: 27 de junho, 4 de julho e 11 de julho (três quartas-feiras).
Em julho, agosto e setembro, o Coritiba terá pelo menos sete jogos em cada. E ainda terá a Copa Sul-Americana para se preocupar. As datas não foram definidas, mas historicamente o primeiro jogo da primeira fase é em agosto e o segundo costuma ser em setembro.
O avanço progressivo na competição implica em mais partidas no atual calendário. Pode chegar a um total de 10, se o time alcançar a final do torneio continental. Ao menos, seriam exatamente nos meses em que o Coritiba tem menos jogos agendados: são 6 em outubro, 4 em novembro e 1 em dezembro.
Os jogos do Coritiba, mês a mês
Janeiro 3
Fevereiro 8
Março 8
Abril 8
Maio 7
Junho 6
Julho 7
Agosto 7
Setembro 7
Outubro 6
Novembro 4
Dezembro 1
Obs:
1) O calendário começou em 22 de janeiro. Foram 3 jogos em 10 dias.
2) As datas das finais da Copa do Brasil não foram definidas. Há três possibilidades: 27 de junho, 4 de julho e 11 de julho
3) As datas dos jogos da Copa Sul-Americana não foram definidas. Mas começam em agosto ou setembro.
4) Em dezembro, a única rodada será em 2 de dezembro. Depois disso, os jogadores entram em férias