O Sul do Brasil amanheceu gelado nesta terça-feira. As temperaturas no Rio Grande do Sul ficaram abaixo dos 10ºC, até mesmo no litoral gaúcho. Contudo, o frio desta terça-feira foi só uma prova do que vem por aí.

Outra massa polar muito intensa está avançando pelo Sul do país e vai fazer a temperatura diminuir ainda mais em toda a região. Nos próximos dias, o frio será recorde nos três estados. Esta nova massa de ar polar talvez seja a mais intensa de 2012 e será difícil bater  os recordes de frio provocadas por este sistema. 

Com o ar muito frio e o aumento da umidade esperado para esta quarta-feira em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, há possibilidade de queda da neve e, desta vez,  o fenômeno poderá ocorrer em áreas baixas como a Campanha Gaúcha, região da cidade de Bagé, na fronteira com o Uruguai. Também há chance de neve sobre o Uruguai nesta quarta-feira.

A previsão é de que em áreas da Campanha Gaúcha e do planalto, a neve aconteça entre a tarde e a noite desta quarta-feira. Nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no planalto catarinense, pode nevar entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta-feira, feriado de Corpus Christi. A partir da tarde de quinta-feira, a nebulosidade deve se dissipar e não há mais expectativa de neve para o restante do fim de semana prolongado.

Porém, a geada ao amanhecer será generalizada no Sul do País na sexta-feira e no sábado, podendo ocorrer com forte intensidade em grandes áreas. A geada é o congelamento do orvalho na superfície, o que ocorre quando a temperatura fica abaixo de zero grau. Geadas amplas, moderadas a fortes, causam grandes danos nas pastagens.