Milhares de pessoas passaram pela Avenida Cândido de Abreu, nesta quinta-feira, durante a confecção do tapete e a procissão de Corpus Christi. A estimativa da Cúria Metropolitana era de que cerca de 150 mil pessoas participariam da festividade católica, que começou já desde as primeiras horas da manhã, quando centenas de equipes começaram a confecção do tapete de mais de 1.700 metros de extensão desde a Basílica, na Praça Tiradentes, até o Palácio Iguaçu.
Com serragem, flores, pó de café e materiais reciclados, cada equipe preparou motivos religiosos que remetem à vida de Jesus. Cerca de 2 mil fiéis participaram da confecção neste ano. Os lotes, com cerca de 15 metros cada, foram divididos entre os voluntários com dois meses de antecedência da solenidade. Cada espaço ficou sob a responsabilidade da comunidade inscrita com a equipe organizadora da celebração.
O evento começou a partir das 13h30, com o Setor Juventude, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (2013), e o padre Reginaldo Manzotti. A Santa Missa foi celebrada às 15 horas, e às 16h30 teve início a tradicional Procissão de Corpus Christi pela Cândido de Abreu, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento pelo arcebispo, dom Moacyr José Vitti. A solenidade de Corpus Christi celebraiu neste ano o tema da Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde Pública.
Desde 2005 a tradicional Missa e Procissão é realizada pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. A motivação que partiu da antiga coordenação, frente à importância da celebração que, antigamente, ocorria de frente à Catedral, reunindo apenas a comunidade local. Com a mudança, os fiéis da paróquias da Capital têm a oportunidade de participar dos eventos locais nos seus bairros na parte da manhã e, de tarde, vir para o Centro Cívico.
O que é — Através da Solenidade de Corpus Christi, com origem no século XII, a Igreja quer, por um lado, lembrar a Instituição da Eucaristia como penhor de graças e de salvação e, por outro, reafirmar a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. o Papa Urbano IV instituiu a Festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade.