A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou ontem os grupos dos torneios masculino e feminino da modalidade na Olimpíada de Londres. E a equipe comandada por Bernardinho terá de encarar uma chave bastante complicada logo na primeira fase da competição. Vice-campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008, a equipe nacional irá encarar Rússia (atual campeã da Liga Mundial), Estados Unidos (campeão olímpico) e Sérvia, três grandes potências, além de Alemanha e Tunísia. Este será o Grupo B e já pode ser considerado o “da morte” deste estágio inicial dos Jogos Olímpicos. A seleção feminina do País caiu em uma chave que também pode ser considerada complicada. Campeãs olímpicas em 2008, as brasileiras terão pela frente Estados Unidos, China, Sérvia, Turquia e Coreia do Sul no Grupo B.

Confira os grupos do torneio masculino da Olimpíada:
Grupo A
Grã-Bretanha
Itália
Polônia
Argentina
Bulgária
Austrália
Grupo B
Brasil
Rússia
Estados Unidos
Sérvia
Alemanha
Tunísia
Confira os grupos do torneio feminino da Olimpíada:
Grupo A
Grã-Bretanha
Japão
Itália
Rússia
República Dominicana
Argélia
Grupo B
Estados Unidos
Brasil
China
Sérvia
Turquia
Coreia do Sul

Vôlei de praia
Os brasileiros Alison e Emanuel faturaram a medalha de ouro do Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A dupla do País garantiu o feito ao vencer os dois jogos que disputou ontem na capital russa, palco da sexta etapa masculina desta temporada. Foi o primeiro título da parceria no ano. Já os também brasileiros Ricardo e Pedro Cunha asseguraram o bronze após uma derrota e um triunfo nesta terça.

Triatlo
Depois de dois árduos anos na corrida olímpica, em busca da quarta classificação seguida aos Jogos, o triatleta paranaense Juraci Moreira está de férias. Integrante da seleção brasileira nas três últimas olimpíadas, Juraci já pensa no futuro. Agora, pela primeira vez, em 12 anos, a disputa olímpica não estará como prioridade. Fiz as provas até a última seletiva. Batalhei ao máximo, mas tive problemas com lesões que me prejudicaram, falou o paranaense.

Tênis (I)
Teliana Pereira, tenista número 1 do Brasil e que subiu oito posições no ranking de ontem — apareceu no 202º lugar da WTA —, venceu ontem seu primeiro desafio no torneio ITF Challenger de Marselha, na França, competição sobre o piso de saibro e que distribui US$ 100 mil em prêmios. A tenista que treina em Curitiba superou a francesa Manon Arcangoli, 790ª colocada, por 2 sets a 0, com 6/1 e 6/3. Nas oitavas de final, vai enfrentar a italiana Nastassja Burnett, 164ª do mundo.

Tênis (II)
A temporada do tênis em quadras de grama na Inglaterra começou para valer ontem. Após a segunda chuvosa, que não permitiu a realização de nenhuma partida, o tradicional Torneio de Queen´s, em Londres, que serve de preparação para Wimbledon (o terceiro Grand Slam do ano), teve nada menos que 22 jogos pela primeira rodada. Os grandes favoritos, como o britânico Andy Murray e o francês Jo-Wilfried Tsonga, só estreia na segunda rodada, mas outros concorrentes ao título venceram seus duelos iniciais.

Natação
A Federação Internacional de Natação (Fina) confirmou ontem a classificação do Brasil para disputar a prova masculina do revezamento 4×100 metros medley na Olimpíada. Além disso, a entidade liberou a inscrição de mais um reserva para a equipe do revezamento 4×100 metros livre, vaga que ficará com João de Lucca, aumentando a delegação brasileira nos Jogos de Londres para 20 nadadores (16 homens e quatro mulheres).