16º

Prefeitura entrega escrituras para 545 famílias do Moradias Corbélia

Moradores receberam escritura neste sábado

16/06/12 às 18:54   |  SMCS

As 545 famílias que foram transferidas pela Cohab para o Moradias Corbélia, no bairro São Miguel, receberam neste sábado (16) as escrituras de suas casas. A entrega do documento marca uma nova etapa na vida das famílias, que saíram de 13 vilas localizadas na área de influência da bacia do rio Barigui.

“Ao entregarmos as escrituras estamos proporcionando a estas famílias a garantia de que a partir de agora elas são oficialmente proprietárias dos locais onde moram. Desta forma poderão deixar o patrimônio adquirido para os filhos”, disse o prefeito Luciano Ducci ao entregar a escritura a moradora Jussara Paiva Buscatto, a primeira a receber o título definitivo do seu imóvel.

As famílias viviam em situação de risco, em área sujeita a inundações e, agora, moram em um local seguro. Com a escritura dos imóveis em mãos, concretizam o sonho da casa própria.

O Moradias Corbélia foi construído em uma área de 192,6 mil metros quadrados, onde ficava localizada a antiga sede campestre do Clube Literário do Portão, no bairro São Miguel. O empreendimento contou com recursos do governo federal e município, com investimentos de R$ 20,6 milhões.

O projeto inclui, além da construção das casas, a implantação de equipamentos comunitários para atender às famílias reassentadas: uma creche para 150 crianças, que já está funcionando; uma escola de 1ª à 4ª série e um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que estarão concluídos até o final deste ano.

Além do prefeito Luciano Ducci, participaram da cerimônia de entrega de escrituras o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Ibson Campos, o administrador regional CIC, José Dirceu de Matos, o deputado estadual Osmar Bertoldi e os vereadores Luis Felipe Braga Cortes e Zezinho do Sabará.

Na ocasião o prefeito anunciou a construção de uma nova unidade de saúde no Sabará, que vai atender a população que reside no Moradias Corbélia. O presidente da Cohab anunciou o início da recuperação ambiental das margens do rio Barigui, onde as famílias habitavam irregularmente. “Será feita a limpeza das margens com a implantação de ciclovia e equipamentos esportivos”, disse Ibson Campos.

Vida nova – O casal Eveline, 36 anos, e Fábio César Martinho, 32, mora no Corbélia há dois anos, após terem sido transferidos da vila Nova Barigui, onde sofriam com as enchentes. “Quando começava a chover a gente nem dormia de preocupação. Na hora da mudança não sobrou um móvel, todos apodreceram com a água. Mas felizmente isto ficou no passado”, diz Fábio.

Contemplados com uma casa de um quarto, agora com a escritura em mãos o casal poderá realizar o sonho de ampliar mais uma peça. “Temos o sonho de adotar uma criança e agora que recebemos a escritura da casa ficamos mais tranquilos para realizar a obra. Estamos muito felizes”, completa ele.

A diarista Jussara Moscate, 44 anos, mora com o marido e a filha no Moradias Corbélia. A família vivia na beira do rio na vila Nápolis. “Desde que nos mudamos estamos vivendo outra realidade. Aqui é um lugar seguro, seco, sem risco de alagar. Adoramos viver no Moradias Corbélia”, disse.

Publicidade
0 Comentário