Em reunião de ontem, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente emitiu parecer favorável ao projeto de lei que prevê a identificação nos cardápios de restaurantes, bares e lanchonetes dos pratos que contém glúten.
De acordo com a proposta, de autoria da vereadora Julieta Reis (DEM), a fiscalização nestes estabelecimentos seria realizada pelo Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, ou outro órgão designado pela prefeitura. O descumprimento, se o documento for aprovado na Câmara e a lei sancionada pelo prefeito, acarretará aplicação de multa e, em caso de reincidência, o valor em dobro.

Muitas pessoas sofrem da chamada doença celíaca, uma intolerância a alimentos que contenham o glúten em sua composição. Glúten é a fração proteica presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia, bem como nos derivados destes.
Por isso, segundo a parlamentar, foi tomada a iniciativa de tornar obrigatória a discriminação dessa substância por parte dos estabelecimentos que a utilizam em seus alimentos.
A Associação Brasileiras de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar) apóia a decisão. De acordo com o presente da Associação, Fabio Aguayo, embora a medida implique em aumento de custos, representa também um maior número de clientes. É importante que com a medida pode se conquistar clientes já que muitos não saem para jantar por não ter certeza que esta se alimentando com produto 100% confiável e o mais importante é uma responsabilidade social, disse.
Aguayo afirma que o custo maior será o de contratar um nutricionista para elaborar o cardápio das casas que quiseram oferecer pratos sem gluten. Para as que quiserem apenas indicar no cardápio a presença do gluten, o custo será menor, afirma.