Há os que amem o frio e aqueles que simplesmente abominem a ideia das temperaturas mais geladas. O fato é que, hoje, às 20h09, começa oficialmente o inverno, que segue até o dia 23 de setembro. mas em se tratando de Curitiba, o período mais frio pode se prolongar até novembro, aquém de qulquer calendário. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a tendência desse inverno curitibano é que seja menos chuvoso, porém com temperaturas mais baixas que o do ano passado.
No mundo animal alguns costumam hibernar. E semelhante a estes animais algumas pessoas geralmente se recolhem mais. No caso dos curitibanos, muitos vivem uma espécie de Tensão Pré-Inverno, como caracterizou o psicólogo Dionísio Banaszewski. Nesse período os dias são mais curtos, amanhece mais tarde e anoitece antes das 18 horas. Ficamos com pouca luz e isso nos leva a um recolhimento, uma espécie de estado de depressão. Para os mais sensíveis a essas condições climáticas, se estabelece algo como uma tensão pré-inverno, apontou.

Para o psicólogo, o frio influencia no humor das pessoas. Entretanto, Banaszewski ressalta que no caso dos curitibanos há certos aspectos a serem considerados. Um deles é a questão de etnia. A cidade foi povoada por imigrantes eslavos, da região do leste Europeu, que traziam com eles essa personalidade mais conservadora e fechada. No entanto, o curitibano pode até ser mais reservado nas amizades, mas quando a relação se estabelece, os laços são mais consistentes, observou.  Somada a questão do frio, é natural dizer que as pessoas de Curitiba sejam mais sisudas, concluiu.
Cultura — Outro aspecto sobre a relação amor e ódio com o frio de Curitiba, vem da falta de cultura com a estação. Muitos estrangeiros que vivem aqui dizem que passam mais frio em Curitiba do que em seu país de origem, cujas temperaturas são mais rigorosas, simplesmente porque não há uma cultura, infraestrutura preparada para o frio, detalhou o psicólogo. É preciso resgatar os fogões a lenha, lareiras, alimentação e vestuário adequados para essa estação, só assim, o inverno, mesmo sendo uma época de recolhimento, se tornar algo agradável, indicou.

Embora, Banaszewski reconheça que Curitiba tenha evoluído, mesmo lentamente para adquirir essa cultura do frio, ele também admite que o frio prolongado seja exaustivo e dessa forma, criou outras características no curitibano: a de sempre levar um casaquinho, independente da temperatura e sempre falar sobre o assunto tempo. Quer ver o sorriso de um curitibano?  É só alguém de fora comentar como está frio, que o curitibano dispara, você ainda não viu nada, finalizou em tom de piada.