O pré-candidato a prefeito de Curitiba deputado federal Ratinho Júnior (PSC) deixou para o último dia do prazo, neste sábado (30), a escolha do candidato a vice da sua chapa. O mais cotado é arquiteto Ricardo Mesquita (PSC), especialista em acessibilidade, mas o deputado estadual Ney Leprevost (PSD),descontente com a escolha de Rubens Bueno (PPS) como vice de Luciano Ducci (PSB), negocia também com Ratinho Júnior e pode mudar o quadro eleitoral.

Leprevost conta com o apoio da executiva nacional do PSD e também pode se candidatar a prefeito, já que graças à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), seu partido ganhou mais tempo no horário eleitoral e passa ter mais recursos do Fundo Partidário.

As convenções do PSC, PCdoB e PTdoB, partidos que integram a coligação do deputado federal Ratinho Júnior a prefeito de Curitiba, estão marcadas para esse sábado (30) pela manhã no clube 3 Marias.  A primeira será a do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), agendada para as 9 horas. O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) realiza a sua logo em seguida, às 9h30min. A partir das 10 horas, o Partido Social Cristão (PSC) homologa Ratinho Júnior candidato a prefeito de Curitiba pela coligação que conta também com a participação do PR, Partido da República, que já fez sua convenção no início deste mês.
  

A convenção do PSC vai definir também, além da coligação a prefeito que inclui PSC-PR-PCdoB-PTdoB, os candidatos a vereadores. Para a Câmara de Vereadores, o PR faz coligação com o PCdoB e o PSC coliga com o PTdoB. O PEN, Partido Ecológico Nacional, recém-criado, apoia a candidatura de Ratinho Júnior mas não faz parte da coligação nem concorre à Câmara Municipal. 

Outras convenções — O diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba marcou para este sábado (dia 30 de junho) a convenção partidária que vai oficializar a chapa com os 25 nomes de candidatos proporcionais do PT e a majoritária nas eleições deste ano. Também vai homologar a candidatura a vice-prefeita da petista Mirian Aparecida Gonçalves, ao lado do pedetista Gustavo Fruet.  Deverão participar também os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), além dos deputados federais Ângelo Vanhoni e Doutor Rosinha e do deputado estadual Tadeu Veneri, que atuam no diretório municipal de Curitiba, e dos vereadores Jonny Stica, Pedro Paulo e Professora Josete. A convenção do PT está prevista para começar às 10h no Hotel Flat Petras – Alameda Júlia da Costa, 340 – São Francisco.

O diretório do PPS de Curitiba também realiza no sábado a convenção na Sociedade Thalia (Rua Comendador Araújo, 338 – Centro) das 08h30 às 13h30. O presidente do diretório, Marcos Isfer, informa que a convenção vai escolher candidatos e deliberar sobre coligações com outros partidos, denominar a coligação e definir estratégia eleitoral. A direção do partido convoca todos os filiados aptos a votar. Para a chapa de vereadores, o partido conta com cerca de 70 pré-candidatos. Uma das prioridades da sigla é ampliar a bancada, que conta atualmente com dois parlamentares. Para a eleição majoritária, o partido conta com o nome de Rubens Bueno como vice de Luciano Ducci.