Dar a volta por cima
Uma pessoa de moral quando cai ao chão, não quer que ninguém venha lhe dar a mão, reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Inspirado no samba Volta por cima, de autoria do compositor paulista Paulo Vanzolini, creio que tenha sido a melhor referencia que encontrei para definir o significado da palavra resiliência. Líderes de nações estrangeiras já se referiram ao ex presidente Lula como um bom exemplo de resiliência. Há controvérsias.

Dos laboratórios ao comportamento
O conceito de resiliência vem da física e representa a capacidade dos materiais de retornarem ao seu estado original, mesmo submetidos à intensa pressão ou deformação. Aplicando este pensamento cientifico ao comportamento, é possível observar a capacidade de resiliência nas atitudes e na competência dos trabalhadores nas organizações, diante da correria do dia-a-dia, das cobranças, prazos, pressões, tensão e estresse.

Não se deixe abater por pouco
Seja no ambiente corporativo das grandes corporações ou diante de turbulências diárias entre os pequenos e médios empreendedores, ter uma boa capacidade de resiliência passou a representar uma moeda de valor para as empresas. Para tanto, não se deixe abater por dificuldades que passam a fazer parte do dia a dia. Construa um projeto de vida e alinhe-o com os cenários de negócios da organização. Não espere o que a empresa pode fazer pela sua carreira, se antecipe às dificuldades e aumente a sua produtividade.

Maleabilidade para encontrar a melhor solução
Para profissionais que passaram por treinamentos especiais, com enfoque em sensibilização para a resiliência, dizem que jamais esquecem a importância em ser maleável com os vários públicos, visando encontrar a melhor solução para os negócios da empresa.

Linha tênue entre a apatia
Há os que defendem que a que a resiliência tem, também, o seu lado negativo. Acreditam que adaptamos tão facilmente que perdemos a ternura da luta. Lutar pelos nossos direitos, lutar pelas nossas melhorias. Nas outras populações no exterior, realmente, são mais difíceis de se adaptar a mudanças, principalmente quando se muda algo importante. Para alguns, nós brasileiros, somos tão resilientes, que nos tornamos um pouco acomodados. Há uma linha tênue e paralela, entre a resiliência e a apatia. Atualmente, sacudimos a poeira e cabeça também, nos adaptando facilmente às mudanças, acabamos por nos tornar uma espécie de ‘fantoches’ de mudanças, pois nos manipulam, sabendo que vamos sacudir a poeira e seguir em frente.
Participaram: Elizabeth Oliveira Morais, David Cruz Jr.

curtas

* Hoje, a partir das 18h30, o SINCAPR realiza palestra sobre as mudanças na lei trabalhista para motorista. Informações: (41) 3225-2526.7

* O escritório Becker, Pizzatto & Advogados Associados (BPAA) contratou a advogada Danielle Artigas, nova coordenadora da área trabalhista.Especializada em Direito do Trabalho, Direito Processual Civil e Direito Previdenciário e Processual Previdenciário, Danielle possui 15 anos de experiência.

* A Microsoft, em parceria com o Sebrae e o Banco Itaú, lançou uma Cartilha de Oportunidades para a Copa de 2014. A cartilha online reúne informações e sugestões para que os pequenos e médios empresários brasileiros possam encontrar e explorar oportunidades de negócios.

* Entre os dias 18 e 22 de julho, acontece a tradicional liquidação do Shopping Muller com um atrativo a mais. Durante os cinco dias, os consumidores terão à disposição o auxílio de uma personal shopper.

* O Centro Universitário UNINTER abre vagas para cursos de formação Cisco, que é uma das maiores fabricantes de componentes de Tecnologia da Informação. A Cisco tem um programa denominado Cisco Networking Academy, que possui parceria com o UNINTER. As vagas ofertadas são para os cursos de Fundamentos de Tecnologia da Informação, Redes Cisco CCNA, CCNA-Security e Programa CCNP. A parceria das instituições tem como objetivo formar profissionais qualificados em Tecnologia de Redes de Computadores. Atuando no mercado de educação há mais de 15 anos, o Grupo UNINTER, sediado em Curitiba-PR, conta com mais de 120 mil alunos distribuídos nos 425 Polos de Apoio Presencial (PAP) e presente em todos os estados brasileiros, conquistando inúmeros prêmios, sendo o mais recente o Top Educação 2011. Mais informações no site grupouninter.com.br/cisco ou acesse www.uninter.com

Frase:
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
(Albert Einstein)