A caminhada musical do duo Alessandro Penezzi (violão) e Alexandre Ribeiro (clarinete) tem uma aguardada passagem por Curitiba, com apresentação agendada para o Teatro do Paiol, às 20h30 desta quarta-feira (25). O espetáculo é um dos destaques da programação comemorativa aos 40 anos do Teatro do Paiol, um dos símbolos culturais de Curitiba.

No repertório do show estão obras do segundo álbum dos instrumentistas, Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã, resultado da turnê realizada pela Europa, em 2011. A gravação conta com músicas inéditas de autoria do duo, composições do primeiro CD dos músicos, Cordas ao Vento, e interpretações de grandes nomes da música brasileira.

O trabalho anterior, Cordas ao Vento, lançado em 2010, mereceu destaque da crítica especializada e levou a dupla para apresentações em todo o Brasil e também no exterior, em países como Dinamarca, Macedônia, Bélgica, Holanda e Estados Unidos. O CD tinha por objetivo a divulgação das composições do duo e da música brasileira em geral, já que os instrumentistas interpretam grandes mestres como Sivuca, Luperce Miranda, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth, entre outros.

Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, Alessandro Penezzi é violonista, compositor e arranjador, tendo trabalhado com artistas como Beth Carvalho, Yamandú Costa, Amélia Rabello, Oswaldinho da Cuíca, Quinteto em Branco e Preto e Arismar do Espírito Santo. O músico possui três CDs solo – Abismo de Rosas (2001), Alessandro Penezzi (2006) e Sentindo (2008) –, além de Cordas ao Vento (2010) e Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã (2011), em parceria com Alexandre Ribeiro.

Também paulista, nascido na cidade de São Simão, Alexandre Ribeiro é clarinetista desde os 12 anos de idade. No currículo do músico constam trabalhos com artistas como Paulo Moura, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Laércio de Freitas, Tom Zé, Jair Rodrigues e Aldir Blanc, mais as cantoras, Tereza Cristina, Fabiana Cozza e Dona Ivone Lara.

Seus primeiros CDs são Cordas ao Vento (2010) e Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã (2011), em parceria com Alessandro Penezzi.

Paralelamente aos espetáculos, os instrumentistas realizam oficinas de choro, violão e clarinete, levando a comunidades distantes o que aprenderam em suas trajetórias profissionais, num trabalho que transcende o simples repasse de técnicas musicais.

Serviço:

Local: Teatro do Paiol Praça

Endereço: Guido Viaro, s/n – Prado Velho

Data e horário: dia 25 de julho de 2012 (quarta-feira), às 20h30

Preço: A partir de R$ 10,00