A Renault confirmou em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (25) a comercialização do veículo totalmente elétrico Zoe no mercado europeu a partir do Salão do Automóvel de Paris, que acontece no fim de setembro.

A Renault já disponibiliza três veículos elétricos na sua gama de produtos: Fluence ZE, Kangoo ZE e Twizy. Assim, a participação da marca no segmento de carros elétricos europeu passou de 30% em maio para 54% ao fim de junho.

Até o fim de 2012, a Ranault comercializará uma gama completa de veículos elétricos, afirma a nota oficial.

A Renault apresentou o Zoe durante o Salão de Genebra e o descreveu como o primeiro modelo “popular” 100% elétrico do mundo. O modelo custará a partir de 15,7 mil euros (R$ 35.968) no mercado europeu, levando em conta os impostos.

O Zoe reforça o plano da montadora chamado de Renault Drive The Change (Mude a Direção, no Brasil), que estabelece a meta de reduzir em 10% as emissões de CO2 de todo o portfólio da marca até o ano que vem. Atingido o objetivo, a meta seguinte é reduzir mais 10% entre 2013 e 2016.

Para uso diário em grandes centros urbanos, o Zoe quer passar a ser conhecido por disponibilizar a mobilidade elétrica para todos, bem ao gosto da democracia francesa. Ele tem autonomia para rodar 210 quilômetros sem necessidade, no entanto, a Renault afirma que isso vai variar conforme as condições de rod=agem, perfil do trajeto, temperatura externa etc.