Caminhoneiros prometem paralisar duas pistas da BR 101, em Itajaí, nesta sexta-feira (27). A manifestação está programada para começar às 12h no km 116. De acordo com o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas Navegantes, os motoristas pretendem parar uma pista no sentido norte-sul e outra pista no sentido contrário.

“Por enquanto temos 30 caminhões, mas queremos o maior número possível”, afirma Vanderlei Oliveira, presidente do sindicato. A previsão é que a manifestação dure pelo menos uma hora.

Está será a quarta manifestação dos caminhoneiros nesta sexta-feira, que também ocorre em Catanduvas, Maravilha e São Miguel do Oeste. A Justiça Federal expediu interdito proibitório que poderá ser cumprido a qualquer momento e acabar com o movimento.

A intenção do protesto é conseguir melhorias para o trabalho da categoria, que quer revisar a a Lei 12.619/2012. A Lei entra em vigor nesta sexta-feira e regulamenta a profissão dos motoristas de transporte rodoviário interestadual. De acordo com proposta, depois de quatro horas de trabalho, os motoristas têm direito a trinta minutos de descanso. Eles ainda podem fazer uma hora de intervalo para as refeições e a cada 24h de trabalho devem descansar outras onze horas.