O tempo frio se aproxima e, com ele, o aumento significativo de crises de asma. Tosse, falta de ar e chiado no peito são alguns dos indícios da doença, que é uma inflamação crônica e pode se agravar por fatores como alteração climática, infecções respiratórias e até mesmo causas emocionais.

Com o aumento dos casos de gripe e resfriados no tempo frio, pacientes asmáticos, principalmente os que abandonaram o tratamento no verão sem o consentimento médico, ficam mais propensos a ter crises do que aqueles que seguiram o tratamento à risca, mesmo sem os sintomas da asma.

Por isso, avalia o dr. Marcos Borges, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e professor da USP de Ribeirão Preto, que é muito importante que pessoas diagnosticadas com a doença realizem o acompanhamento preventivo. A interrupção do tratamento deixa o paciente mais desprotegido e pode tornar as crises mais intensas e constantes.

O médico pneumologista destaca, também, que o paciente asmático que realiza o tratamento corretamente pode levar uma vida normal, sem qualquer limitação. No entanto, a prática de exercícios físicos que exigem muito esforço, principalmente em épocas frias e secas, também aumenta os riscos de crise asmática durante a realização do exercício.

Para evitar sustos, o especialista orienta que os pacientes sigam o tratamento médico de forma ininterrupta e evitem o contato com pessoas gripadas. Os pacientes também devem estar atentos ao calendário de vacinação e se informar com seus médicos sobre as vacinas e em que épocas devem ser tomadas.

Vale lembrar

Em 2012, a vacinação contra gripe ocorre entre 5 e 25 de maio. Devem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, cardiopatas, pacientes com doenças respiratórias, como a asma (principalmente os casos mais graves), diabéticos, pacientes em tratamento do HIV, pessoas com doenças renais crônicas, gestantes a partir do terceiro mês e profissionais da saúde.