A rede elétrica do norte da Índia, que atende a cerca de 300 milhões de pessoas, deixou de funcionar nesta terça-feira (31) pelo segundo dia consecutivo, arrastando também a rede oriental, informaram autoridades locais.Mais da metade da população de 1,2 bilhão de pessoas foi afetada, em 12 estados, gerando um constrangimento para o governo em um momento em que ele luta para reanimar o crescimento econômico.

“Estamos ocupados agora tentando recuperar estas linhas… Tanto a rede norte como a rede oriental entraram em colapso. Por favor, nos permitam atender a este problema”, disse à France Presse o administrador geral da rede norte, V.K. Agrawal.

Mais de 12 Estados com uma população total de 670 milhões de pessoas ficaram sem energia, com a iluminação cortada mesmo nos principais hospitais em Calcutá.

A terceira maior economia da Ásia sofre com uma insuficiência energética de 10% nos horários de pico, pesando sobre o crescimento econômico.

As redes de energia do sul e oeste do país forneciam energia para ajudar a restaurar os serviços, informou as autoridades.O problema foi agravado por uma fraca temporada de monções nos Estados agricultores, como o cinturão de trigo de Punjab e Uttar Pradesh, nas planícies do Ganges, que tem uma população maior que o BrasilCom menos chuvas para irrigar as plantações, mais fazendeiros recorrem a bombas elétricas para retirar água de poços.