O Hospital Municipal de Araucária (HMA) foi mais uma vez reconhecido por seu desempenho no desenvolvimento sustentável. Desta vez, o Hospital foi o vencedor na categoria Projetos Econômicos, no Prêmio Nacional CMB de Sustentabilidade, promovido pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil.

O resultado foi anunciado durante o 22° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado em Brasília entre os dias 21 e 23 de agosto.  O prêmio foi entregue ao diretor geral do HMA, Danilo Oliveira da Silva, na cerimônia realizada dia 22, no Centro de Convenções Brasil.

Este é o reconhecimento de um trabalho que iniciamos em 2009. O prêmio nos motiva a continuar acreditando que um hospital público, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde, pode conseguir outros resultados relevantes e que contribuam para a melhoria da eficácia na gestão hospitalar, comenta o diretor geral.

O projeto apresentado pelo HMA, intitulado Sustentabilidade financeira: implantação de um processo de gestão de custos assistenciais nas unidades de terapia intensiva e clínica médica do HMA, destaca o trabalho da instituição na gestão dos custos assistenciais, por meio da atuação de uma comissão de gestão de custo, que monitora o consumo de materiais e medicamentos e implanta ações e protocolos visando a otimização dos recursos disponíveis, garantindo uma maior qualidade e segurança na assistência.

O Prêmio Nacional CMB de Sustentabilidade foi criado para reconhecer nas categorias social, ambiental e econômica, ações desenvolvidas por entidades confederadas e que contribuam para a sustentabilidade no setor de saúde. A iniciativa visa também estimular as equipes das Santas Casas de Misericórdia a implantarem modelos de gestão sustentável.