No dia 15 de agosto deste ano, a paranaense Carin Marchiorato, de 29 anos, conquistou uma proeza. Ela foi a primeira brasileira a vencer um boulder com graduação V8. Não entendeu? Boulder é o nome dado para a escalada feita em pequenos blocos de rocha que exigem do escalador movimentos curtos, de explosão e extremamente difíceis, explorando força e técnica, e de mãos nuas.
O esporte de aventura, muito cultuado no cinema, também vem ganhando espaço nas academias especializadas, já que alia várias qualidades na preparação fisica, como força e agilidade. Em Curitiba são três academias especializadas. E com grandes perspecitvas de crescimento. Nos cursos de escalada do Clube Paranaense de Montanhismo, de cada seis alunos, dois se tornam praticantes contínuos, o que demonstra o crescimento do esporte.
Além disso, quem se torna adepto do esporte, começa a ter um estilo de vida mais saudável, como parar de fumar e beber moderadamente, para poder melhor o desempenho, avalia Ronaldo Montalto, montanhista  que pratica o esporte há 20 anos  e um dos sócios da Caverna Ginásio de Escaladas — academia criada há 10 anos e localizada na área central de Curitiba, e local de treinamento de Carin.

Qualquer pessoa pode praticar o esporte, segundo Montalto. Basta ter vontade, completou. Os treinos para iniciantes começam em percorrer vias em paredões com agarras, marcados com cada nível. Em três meses com treinos semanais é possível ter os primeiros resultados, avaliou.
Numa primeira etapa, o treino é livre, depois são feitas as orientações de resistência, força e explosão. O esporte também é considerado terapêutico, por colocar o praticante em contato com a natureza e desenvolver a concentração.
Os aficionados pelo montanhismo também ressaltam que, praticar o esporte desenvolve a musculatura e desenvolve a convivência, pois muitos grupos se formam para praticarem juntos, a escalada.
Acessível — Diante dos benefícios, o trabalho é para tornar a prática acessível e difundir o esporte. Sou voluntária para dar aulas para mulheres e com isso atrair mais mulheres para praticar o esporte e tornar o esporte mais acessível, detalhou Carin, que é casada, vendedora de equipamentos de escalada, e estudante de Geografia, e ainda encontra tempo para competir e tocar o projeto de tornar o esporte acessível.

O feito de Carin foi alcançado aqui na Região Metropolitana de Curitiba. Carin escalou o setor de boulders, conhecido como Castelinhos, no Morro do Anhangava, em Quatro Barras. A graduação de boulder começa em V0 e no Brasil o boulder com maior graduação já conquistado foi um V13 — por um homem. A graduação tem que ser aferida por outro atleta, registrado de acordo com padrões estabelecidos pelas entidades brasileiras credenciadas.
Sem patrocínio, mas com apoio de colaboradores, Carin viajou recentemente para o Chile para conhecer novas vias e alçar novas conquistas, termo usado pelo praticantes quando alcançam um determinado nível.  A conquista de Carin representou também uma conquista para o esporte no Estado, colocando o Paraná em evidência nacional.