Exatamente às 11h40 do sábado passado, começou a Primavera, estação conhecida como a do reflorescimento da flora e fauna terrestre, mas também, como a época em que muitas pessoas são acometidas das doenças respiratórias, alergias e virais.
De acordo com a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, o maior comprometimento na saúde nesta época do ano são alergias das vias aéreas. As crianças são bem afetadas com manifestações imunológicas de alergia e podem apresentar rinite pela polinização das flores e gramíneos, além de exacerbar quadro de asma, enquanto os adultos desenvolvem a rinite aguda, explicou a médica.
E com a baixa umidade do ar, quadro climático que caracterizou o fim do inverno curitibano, há um aumento de 40% na incidência dessas doenças de Primavera. O infectologista Jaime Rocha observou que crianças que possuem um de seus pais alérgicos já tem probabilidade de 60% de desenvolver a doença.  Segundo o médico, há testes clínicos de uso oral, com exclusão e reintrodução do alimento suspeito da dieta  e uma série de outros exames para diagnóstico das alergias como a leitura mediata (de 15 a 20 minutos), intradérmicos de provocação ou contato (em 72 horas) e exames de sangue. Neste exame de sangue são dosados anticorpos específicos contra uma variedade de alérgenos como frutas, grãos, poeira e outra série de itens, detalhou Rocha.
De cama — A secretária Andressa Gonçalves, 31 anos, já está de cama. Há cinco anos ela sofre o drama da mudança de estação e não foi diferente na semana passada, quando sua rinite e sinusite alérgica surgiram com toda força. Sensação de gripe, dor na região conhecida como T, nos seios nasais, rouquidão e inchaço no rosto me impediram de ir ao trabalho, contou Andressa que faz tratamento homeopático há um ano e meio.
Ela disse nunca ter tentado outro tipo de tratamento, pois acha o processo agressivo com antibióticos e antiinflamatórios. Eu senti que minhas crises alérgicas amenizaram, mas assim mesmo na mudança brusca de temperatura eu não tenho escapatória, descreveu Andressa que chega a ter dermatites. Nenhuma pessoa da família da secretária tem alergia semelhante.