Enquete feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) revelou que o horário eleitoral não influencia jovens na hora de escolher o candidato. Dos 12.443 jovens de todo o país que participaram da enquete, 60% disseram que não são influenciados pela propaganda eleitoral para definir o voto.

No entanto, 35% responderam que o horário ajuda na escolha dos candidatos e os 5% restantes não opinaram sobre o tema.

O cientista político Paulo Baía, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerou o resultado da amostragem uma surpresa. Segundo ele, outras pesquisas vêm apontando que 80% dos eleitores definem o voto a partir dos programas eleitorais veiculados na televisão ou no rádio. Os programas ganham peso, principalmente, nos dias próximos ao da votação.

O pessoal assiste aos programas. Tanto que todos os partidos têm suas estratégias de campanha centradas no programa eleitoral, disse Paulo Baía. O cientista político avaliou que o rádio também tem papel importante em determinados horários, especialmente à noite e nos horários de trânsito. Mas o impacto definidor é do horário eleitoral na televisão. Por isso, os partidos brigam para ter um maior tempo na TV. Quanto mais coligações um candidato tem, maior o tempo do programa eleitoral.

O CIEE é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, que intermedeia a seleção de estudantes de nível médio, técnico e superior para programas de estágio em empresas privadas e públicas. A enquete foi virtual, opcional e para amostragem.