Ao lado dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta segunda-feira a criação do Sistema de Pagamento Móvel, que permitirá fazer transferências e pagamentos pelo celular.

O novo sistema de pagamentos ainda precisa de legislação específica e, segundo Bernardo, o texto está em discussão na Casa Civil. A ideia, segundo ele, é que o texto seja encaminhado ao Congresso nos próximos dias.

“É uma necessidade. Precisamos reduzir os custos [das operações bancárias]”, afirmou. Segundo o ministro, “as operadoras vão ganhar, os bancos vão ganhar, mas acho que o grande benefício será a redução do custo para o consumidor”, defendeu.

Já o presidente do BC afirmou que a adoção de medidas para facilitar o acesso de pessoas que hoje estão fora do sistema financeiro é importante para a atuação do BC e o controle da inflação.

“Em uma sociedade plenamente incluída financeiramente, oscilações nas taxas de juros tendem a ter implicações mais fortes na expansão ou retração da demanda agregada facilitando e reduzindo o custo do controle da inflação”, enfatizou Tombini.