O Atlético tem os jogadores mais jovens da Série B. Duas estatísticas mostram isso. O elenco tem média de idade de 24,2 anos, a mais baixa entre os 20 integrantes da competição. Outro dado é que, entre as 10 escalações mais jovens da Série B, o Furacão foi responsável por nove delas. O cálculo considera a idade dos 11 titulares que começaram a partida. Em partidas entre a 6ª e a 29ª rodada, o time rubro-negro registrou médias de idade entre 22,5 e 23,7. A mais baixa é do Bragantino, na 18ª rodada, com 22,3.
Já o São Caetano tem o elenco com a terceira maior média de idade da Série B, com 27,3 anos, atrás apenas do Ceará, com 28,2, e do CRB, com 27,5.
No sábado, no estádio Anacleto Campanella, o Atlético terá uma escalação com média de idade de 24,9 anos. O aumento é provocado pela presença do zagueiro Luiz Alberto, 34 anos. Se o zagueiro Cleberson estivesse recuperado de lesão e fosse titular no lugar desse veterano, a média voltaria para 23,6.
Mais da metade da equipe titular do Furacão tem menos de 25 anos. São os casos de Weverton (24 anos), Deivid (23), Manoel (22), Pedro Botelho (22), Henrique (21) e Marcelo (20). Os veteranos do time principal são Marcão (26 anos), Maranhão (26), João Paulo (27) e Elias (29).
Já o time titular do São Caetano tem apenas três jogadores com menos de 25 anos: Danielzinho (24 anos), Eli Sabiá (24) e Samuel Xavier (22). Os outros oito estão acima dessa faixa: Somália (35 anos), Marcelo Costa (32), Éder (32), Luiz (29), Augusto Recife (29), Diego Correa (29), Moradei (26) e Gabriel (25).
O técnico Ricardo Drubscky confirmou nesta quinta-feira que usará a mesma escalação da vitória sobre o Guaratinguetá, ou seja, com Luiz Alberto. Cleberson não se recuperou de lesão muscular. É a mesma equipe, disse, para a rádio 98. E também afirmou que Paulo Baier viajará com o grupo e começará no banco.
Sobre o clima da torcida e as comparações com a final do Brasileiro de 2001, Drubscky foi cauteloso. Não vamos querer dizer que estamos alheios a isso tudo. Mas não tenho trabalho com isso, porque nosso ambiente é muito tranqüilo aqui dentro, afirmou.
Na Baixada
Clássico
O Ecoestádio será o local da partida entre Atlético e Paraná Clube, pela 38ª e última rodada da Série B, em 24 de novembro. O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Helio Cury, declarou em 17 de outubro que autoridades da área de segurança haviam vetado o estádio para clássicos. Na tarde desta quinta-feira, porém, houve uma reunião entre Atlético e a Polícia Militar. A PM solicitou uma série de adequações e também a redução da capacidade do estádio.