Superman vai encolher. O ator Henry Cavill, que interpretará o herói em Superman: Homem de Aço, a ser lançado no próximo ano, tem 1,83m de altura. Bem menos que os 1,93m de Christopher Reeve, que se tornou a encarnação perfeita do homem de aço desde que apareceu no filme de 1978. Se o encolhimento fará diferença, só o tempo dirá.
É fato que escolher atores para heróis de ação ou baseados em histórias em quadrinhos exige mais atributos físicos que qualidades dramáticas. A altura pode até não ser um pré-requisito. Tom Cruise, com seu 1,70m, não fez feio como o agente Ethan Hunt de Missão Impossível, graças ao corpinho sarado e à desenvoltura em cenas de ação (sem dublê). Mas seu tamanho jamais lhe daria o papel de novo Superman, ou de um Batman. Sim, a altura ajuda nessas horas. Do contrário, nunca teriam visto em Liam Neeson (1,96m) um ator de potencial para filmes de ação, como Busca Implacável ou Star Wars.
Em filmes de ação, é comum um roteiro frágil convencer graças a um ator grandalhão. Ou város, no caso de Mercenários 2. Neste, vale o esforço de Sylvester Stallone, protagonista e diretor, em reunir todos os fortões dos filmes de ação dos anos 80. Todos têm músculos. Mas nem todos têm a altura que o personagem sugere.
Nos filmes de super-heróis de histórias em quadrinhos, a regra manda optar por alguém alto, musculoso e, de preferência, que tenha a aparência retratada pelos desenhistas nas HQs. Batman, por exemplo, precisa de um ator alto, forte e com cara de atormentado —por isso o baixinho Michael Keaton e o boa-praça George Clooney não deram certo. O sucesso desses filmes é diretamente proporcional à fidelidade do tipo físico do ator com o persoganem. Vide Os Vingadores e seu mais de US$ 1 bilhão de bilheteria.
E quando o personagem se torna um ícone e é interpretado por atores diferentes — como o agente secreto James Bond? A maior gritaria de fãs na troca de ator para o papel foi exatamente quando Daniel Craig assumiu, em Cassino Royale (2006). Loiro e baixinho, ele destoa do padrão dos antecessores Sean Connery, Roger Moore, Timothy Dalton e Pierce Brosnan, atores que encarnaram o agente em mais de um filme. Mas é Craig quem está no novo filme de 007, Operação Skyfall, que estreou recentemente. Uns 007cm a mais cairiam bem.