O termo é antigo, mas muita gente ainda não sabe o que é Andragogia. A definição, creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970, é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender e remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças.
Resumindo e de forma bem simplificada, a Andragogia considera que na educação de adultos é necessário criar um ambiente de ensino-aprendizado específico, uma vez que o adulto é um aprendiz que já possui uma gama de conhecimentos adquiridos através de experiências e oportunidades anteriores. Portanto, este novo ambiente deve levar em consideração que os temas a serem trabalhados precisam ser estabelecidos em função das necessidades dos aprendizes, pois são indivíduos independentes e que só aprendem aquilo que lhes é de interesse e que têm aplicação prática.
Diante deste cenário, muitas instituições de ensino estão revendo as metodologias aplicadas para o ensino de adultos, que estão cada vez mais buscando agregar conhecimento para conseguirem se posicionar melhor no mercado de trabalho. Na Andragogia, a aprendizagem adquire uma característica mais centrada na pessoa, na independência e na autogestão da aprendizagem.
Talvez por isso a Educação a Distância ou os métodos semipresenciais estão sendo mais procurados. Isso porque acabam sendo uma alternativa para as pessoas que buscam qualificação, mas não podem ou não querem se locomover até o centro de capacitação. Isso sem contar as outras vantagens destas metodologias.
De acordo com o Censo do Ensino Superior 2010 do Ministério da Educação (MEC), divulgado em outubro de 2011, e do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraed), o aumento pela procura de cursos de graduação na modalidade EAD foi maior em relação aos presenciais no Brasil. Entre 2009 e 2010, por exemplo, o crescimento de alunos a distância foi de 10,9%, sendo que das aulas presenciais foi de 6,45% no mesmo período, de acordo com o MEC.
Aliar ensino de qualidade com facilidades de aprendizado, tendo como aliada a tecnologia, é o que deve mover a Andragogia. Isso, sim, é a arte de ensinar adultos a aprender.

Karin Schneider Lima é coordenadora de Ensino a Distância do Centro Universitário UNINTER