José Mujica, presidente do Uruguai, garante jamais ter fumado maconha em seus 77 anos de vida. Assegura que era contrário à legalização. Mas aponta porque mudou de ideia e passou a defender a regularização da erva.

O que está ocorrendo no México me balançou a alma”, afirma Mujica em referência à violência desatada no país por cartéis do narcotráfico.

No Uruguai, uma proposta de lei apresentada por deputados prevê que o Estado passe a regular a produção e a venda da droga a consumidores.

Em entrevista ao serviço da BBC em espanhol, na fazenda onde vive, na periferia de Montevidéu, ele disse que mesmo no Uruguai, um país de 3,3 milhões de habitantes e com índices de violência muito menores do que seus vizinhos, já apareceram fenômenos como o “ajuste de contas” ligados ao negócio da droga.

“O que me assusta é o narcotráfico, não a droga”, afirma. “E pela via repressiva é uma guerra perdida: estão perdendo em todos os lugares”, complementa.

O uruguaio aponta ainda que pretende evitar que os consumidores de maconha lidem com vendedores que os induzam a experimentar pasta base de cocaína, uma droga que, afirma, “está apodrecendo a garotada mais simples e mais pobre”.

Após apontar um certo conservadorismo no Uruguai, o presidente deu uma declaração, no mínimo, curiosa

A maconha foi usada no descobrimento da América. A maconha era usada para fazer as velas e para fazer a estopa para tapar buracos nos barcos. Ela acompanhou toda a epopeia no Novo Mundo. Merece que a tratemos com mais respeito e que a conheçamos muito mais”.

“Estamos lutando contra o preconceito”, completa.

O projeto de lei prevê a criação de um organismo que regularia o mercado local de maconha e que definiria como o governo dará licenças ao Estado ou a indivíduos para produzir, distribuir e vender a droga, segundo o deputado governista Sebastián Sabini.

O texto prevê a venda de no máximo 40 gramas mensais por adulto registrado e também admite o cultivo para consumo individual em casas (até seis plantas por residência) e clubes (com até 15 membros e até 90 plantas).