Milhares de trabalhadores do Uruguai realizaram uma greve geral de quatro horas nesta quinta-feira (22) e marcharam pela principal avenida de Montevidéu e se concentraram a 300 metros da sede da presidência, pedindo ao governo do presidente José Mujica “mais profundidade nas mudanças políticas, econômicas e sociais”.

Sob o lema “por mudanças mais profundas. Para concretizar a esperança”, a mobilização teve por finalidade reivindicar ao governo a abertura de uma agenda de “concretizações programáticas” que permita “acelerar a industrialização do país e a distribuição da riqueza”, segundo informou Marcelo Abdallah, um dos coordenadores do Plenário Intersindical-Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT).

Fernando Pereira, outro dos coordenadores da central operária, disse que 700 mil trabalhadores, sobre uma população do país de 3,3 milhões de habitantes, “têm salários de 10 mil pesos (cerca de R$ 1 mil)” e conseguir que sua renda aumente é uma prioridade’.

Após atingir o nível mais baixo de sua história em 2011, de 5,3%, o desemprego no Uruguai chegou a 7,1%.

O dia de greve e mobilização afetou fundamentalmente a atividade da indústria, as fábricas, parte da educação e o atendimento nas repartições públicas na capital.

A concentração no centro de Montevidéu se desenvolveu sem a presença policial e finalizou sem incidentes, mas atrapalhou o trânsito.