Há quem o considere o maior criador de personagens de histórias em quadrinhos. Fato é que Stan Lee cravou seu nome da história do entretenimento. Ele criou, entre outros, Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Homem de Ferro e X-Men. Lee completou 90 anos de idade nesta sexta-feira (28). E, neste sábado (29), ele, assim como milhões de fãs do Homem-Aranha, foram surpreendidos com o gibi The Amazing Spider-Man (o Fantástico Homem-Aranha) de número 700, que traz a morte do alter-ego do herói, Peter Parker.

Pela história, Peter Parker morre e seu posto de herói é assumido pelo Dr. Octopus, um de seus principais inimigos mortais. A história não foi bem recebida pelo fãs. Indignados, muitos deles chegaram a ameaçar o responsável pela trama, Dan Slott. Com mensagens como “espero que toda a sua família morra” e “Parker pode não ser o único a morrer este ano”, o autor vem enfrentando a fúria dos apaixonados pela série.

Segundo a Marvel, que edita as histórias do herói, as mudanças são permanentes. A série que termina com a morte de Parker vai ser substituída por uma nova saga, The Superior Spider-Man, em que Otto Octavius, ou Doctor Octopus, irá se vestir de Homem-Aranha. O roteirista diz que Otto acredita que, com a combinação da sua inteligência superior com os poderes vindos das memórias de Parker e do poder aranha, ele pode se tornar um mocinho muito melhor.

Sobre a morte de Parker, Stan Lee teria dito: “Algumas pessoas dão charutos de presente, outras dão relógios, mas você me deu um Peter Parker morto”. Mortes nas HQs, entretanto, nem sempre são definitivas. O caso mais clássico é o de Superman, que morreu no fim de 1992, após confronto com o vilão Apocalypse, para ressuscitar meses depois.

Stanley Martin Lieber, ou Stan Lee, nasceu em Nova York, em 28 de dezembro de 1922. Em parceria com outros desenhistas, criou, a partir dos anos 1950, super-heróis complexos e problemáticos, dando ao gênero um tom mais “humano”. Assim, foi na contramão da época, em que a líder dos quadrinhos, a DC Comics, dava a heróis como Superman, Batman e Mulher-Maravilha uma aura de “invencíveis”.

O tom humano é visto em vários dos personagens de Lee. O Homem-Aranha é um adolescente que tem poderes de aranha, mas tem que trabalhar e pagar contas enquanto combate o crime. O Hulk é um cientista que se transforma em um monstro verde contra a sua vontade. Tony Stark, que criou e veste a armadura do Homem de Ferro, é alcoólatra. Os X-Men são mutantes que se comportam como párias num mundo que não os quer, por temê-los. O Demolidor é um herói cego. Mas, com eles, a Marvel se tornou líder no mercado de quadrinhos, desbancando a DC a partir dos anos 1970. E o Quarteto Fantástico se comporta como um grupo de celebridades.

Todos esses heróis ganharam adaptações para o Cinema. Em todas elas, Lee ganha uma pequena cena, algo que se tornou tradição desde Homem-Aranha (2002).