Dores e inchaços nas pernas ao final do dia são queixas frequentes, principalmente quando acompanhadas de queimação e formigamento. Tais sintomas podem ser um sinal de alerta para problemas no sistema circulatório.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças venosas comprometem cerca de 17% da população, sendo a maioria mulheres devido às questões hormonais. Apesar de a hereditariedade ser um fator inalterável, a prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis podem estagnar e até retardar o aparecimento de doenças que comprometem o aspecto das pernas.

De acordo com o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, quando as pessoas se queixam da sensação de peso e cansaço nas pernas geralmente referem-se às alterações do retorno venoso. Problemas no sistema circulatório é hereditário, porém obesidade, sedentarismo ou quem permanece muito tempo em pé ou sentado, faz força excessiva e o uso de hormônios femininos, incluindo os anticoncepcionais, são fatores que podem desencadear alguma doença venosa, explica.

O sistema circulatório que compreende o sangue, o coração e os vasos sanguíneos é responsável pelo fornecimento de nutrientes e de oxigênio para as células e tecidos corporais. Qualquer transtorno pode causar complicações sérias à saúde, que podem variar de uma doença leve a uma condição ameaçadora, destaca o angiologista.
Conheça os três vilões que podem alterar o aspecto da perna e provocar uma série de danos:

Insuficiência venosa

As varizes são inimigas das pernas e é caracterizada pela dificuldade de retorno do sangue das pernas ao coração, provocado pela falha das válvulas venosas que dirigem o fluxo sanguíneo nesse sentido. As varizes podem surgir em qualquer fase, mas geralmente se manifesta na puberdade. As varizes iniciam com uma sensação de peso nas pernas, dor, cansaço, comichão e câimbras. As veias dilatam e deformam se tornando visíveis e de aspecto sinuoso, ressalta o médico. Dependendo da gravidade, podem deixar de ser um problema estético e causar sequelas graves como feridas de perna de cicatrização difícil, as úlceras varicosas.

A causa: ainda não são claramente identificadas, mas os fatores hereditários desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença. Obesidade, gravidez, tratamentos hormonais e profissões que exigem longos períodos em pé ou sentado podem desencadear o problema.

Como evitar: é fundamental começar a eliminar os fatores de risco ou, pelo menos, minimizá-los. Converse com familiares e procure saber se sofrem com a doença venosa, se a resposta for positiva, os cuidados devem ser reforçados. Neste caso, procure um angiologista para realizar um diagnóstico e identificar o grau da doença para indicação do tratamento mais adequado, destaca Elwing. Além disso, manter hábitos saudáveis pode retardar o seu aparecimento. Pratique exercícios físicos como bicicleta, natação ou hidroginástica e cuide da sua alimentação.

Isquemia Crônica

Essa patologia é mais frequente em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. A dor se manifesta geralmente quando o paciente  esta caminhando   e é uma dor forte que obriga o paciente a ficar parado alguns minutos para poder andar novamente o mesmo espaço ate aparecer de novo , esse processo repetitivo é chamado de claudicação intermitente. A isquemia crônica acontece quando o sangue deixa de ser suficiente para irrigar os tecidos dos músculos, diminuindo a sua oxigenação, afirma o especialista.

A causa: pode ser desencadeada por aterosclerose que entope as artérias ou Diabetes que causa fibrose da artéria tornando-a muito afunilada e atacando os capilares.
Como evitar: mantenha uma alimentação saudável sem gorduras, cuide
da higiene dos pés, caminhe sempre, controle o colesterol e pare imediatamente de fumar.

Doença do sistema linfático

As pessoas que apresentam essa doença têm menor circulação da linfa pelo corpo. Como a linfa fica mais estagnada, uma parte do líquido sai de dentro para fora do vaso linfático, ficando acumulado debaixo da pele. Por esse motivo, ocorre os inchaços nos pés, tornozelos e pernas, explica o angiologista. Quando o linfedema aumenta, pode causar dor local, deformidades e dificuldades para movimentar as pernas e braços.

A causa: pode ser congênita ou adquirida por infecções dos vasos linfáticos.

Como evitar: o tratamento é feito por meio de medicamentos que promovem a contração dos capilares linfáticos. Além disso, manter a higiene dos pés é uma maneira de evitar infecções e feridas.

Pernas mais lindas

Para evitar doenças e deixar aas pernas livres de qualquer inchaço ou sensação de peso, confira algumas dicas importantes:
Mexa-se: Caminhe, suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.

Relaxe as pernas: Depois de um dia cansativo, relaxe as pernas com um banho frio. Evite a exposição prolongada ao sol. Banhos quentes ou saunas podem provocar dilatações das veias e induzir o inchaço.

Eleve as pernas: Para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.

Mantenha seu peso: Procure adotar uma dieta saudável para evitar o excesso de peso. Não alterar os ponteiros da balança suaviza os sintomas e os inchaços das pernas.